quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pasticcini di Mandorle (Biscotinhos de Amêndoas)

Olá, pessoal!
Tudo bem?
O blog andou parado nos últimos dias, por conta da correria, mas as visitas continuaram em alta!
Ou seja, vocês fazem por merecer a nossa atenção!
Como retribuição, segue, hoje, uma receita muito especial!
A Amanda, que tem contribuído sempre, mandou uma receita típica lá de Puglia (a região da Itália onde ela está morando), com direito a foto do entardecer e tudo mais!
Tenho certeza de que vocês vão gostar!
Vamos lá:

"Ingredientes:

-1 kg de amêndoas sem a casca
-1 kg de açúcar
- a casca de 1 limão
- 1 vidrino de essência de amêndoas doces (eu também gosto muito da essência de flor de laranjeira, é a que eu sempre uso, mas o tradicional é essência de amêndoas doces)
- clara do ovo até dar o ponto (nessa receita eu usei mais ou menos 8)



Modo de Fazer:

PARA TUDO!!!!!!!
Se por acaso nao encontrare amendoas sem a pele ai vai a dica:
Coloque a agua para ferver, quando estiver fervendo coloque dentro as amêndoas.


Deixe por mais ou menos 5 min.


Coe e espere ficar morna.


Tire a pele uma por uma... é só apertar que sai :)


Voltando à receita das amêndoas já sem a pele:
Se você comprar já sem as peles, faça o mesmo processo de colocar a água para ferver, coloque as amêndoas e deixe por 5 min para amaciarem um pouco.


Coe as amendoas, espere esfriar um pouco, misture o açúcar, a casca do limão (pode fazer como eu fiz mesmo, não tem importancia se vem a parte branca, não vai ficar amargo) e a essência.


Depois de misturar bem - para a essência se espalhar no açúcar e nas amêndoas - processe aos poucos no 'multiprocessore para non ter perigo de non refinar bem' [Virgulino: olha o italiano e o português se misturando rsrsrs].


Vá fazendo com toda mistura até acabar. Não tenha pressa, faça devagar, um pouco 'alla' volta.


Acrescente as claras do ovo, uma por vez para não ter perigo de passar do ponto.


Eu tirei essa foto mas não estava no ponto ainda, depois dessa foto eu coloquei ainda mais 2 claras - me esqueci de tirar a foto do ponto, desculpem!!!!!


Bem, aí vem a parte um pouquinho só mais complicada: a sac a poshe, ou o saco de confeiteiro - mas a mulherada vai tirar de letra!! Homens, não fiquem na desvantagem, mostrem que vocês também são bravos com a sac a posh hehehe... [Virgulino: pra falar a verdade, eu nem tenho isso aí... Prova de que fiquei em desvantagem!]


Use o bico estrela n°7 de 10mm. (acho que no Brasil será assim a descrição também).


Vire bem a sac a poshe como eu fiz e coloque o impasto dentro.
Vire bem como eu fiz para não sujar a ponta - ou vocês farão 'un gran pasticcio' - como se diz por aqui hihi..
Não coloque muito impasto ou ficará difícil de fazer os biscoitos. Coloque pouco alla volta, mesmo que dê para fazer somente 3 ou 4 biscoitos, mas assim vocês vão pegando prática.
Quando fechar, faça sair um pouco do impasto para sair o ar, fazer isso antes é muito importante.
Sabe, a sac a poshe não é tão simples, mas para aqueles que gostam de uma "sfida" na cozinha é muito bom!! Para voces terem idéia, eu quando fiz meus stagge na confeitaria, fiquei a primeira semana fazendo 8hs por dia a sac a poche :-O
Não gosto nem de pensar porque me vem dor no braço hehehe...
(Ah, nessa foto dá para ver mais ou menos a consistência do impasto, tem que ser mole, mas não tanto porque se não os biscoitos desmontam) [Virgulino: tem um tanto de italiano na parada, mas tenho certeza de que vocês entenderão!]



Faça os biscoitinhos da forma que você quiser... existem as formas tradicionais, a mais fácil é essa que eu fiz (depois vejo se consigo fazer um video para explicar melhor).


Nos biscoitinhos de amêndoas originais por aqui eles colocam frutas cristalizadas, amêndoas, avelã, grão de café em cima como decoração, mas eu fiz bem simples, depois se alguém quiser decorar, vou colocar uma foto no final daqueles que fazemos na confeitaria, ai é só cada um usar a imaginação. :)
Ah, quase ia esquecendo, enquanto vocês fazem os biscoitos pré-aqueçam o forno a 200 C° e façam eles em cima da carta forno.



O tempo de forno é de 15 min. podendo variar. Controle na cor, é mais garantido.
Quando sair do forno deixe esfriar para desenformar NÃO SEJA GULOSO (A) porque quente os biscoitinhos esfarelam - não faça un pasticcio!!! hihi



Os biscotinhos ficam meio úmidos por dentro e são ótimos para acompanhar o café da tarde :)
Conserve em um vidro ou uma caixinha para biscoitos por no máximo 4 dias, depois disso conserve na geladeira, antes de comer deixe alguns minutinhos fora.
Essa receita rende muitos biscoitos, caso sua família seja pequena, eu aconselho a fazer meia receita, ou ainda 1/3. É sempre melhor refazer, assim você pode comer os biscoitos sempre fresquinhos
Com certeza todos vão adorar!!!



Ah, esses são alguns dos que fazemos na confeitaria, são tantas formas diferentes e cores, mas o gosto é o mesmo eu garanto!


Essa foto eu peguei na internet para vocês verem a forma que eu tentei dar aos biscoitos.
(se voces quiserem pode colocar a cereja em cima - Use a cristalizada não aquela em conserva!! Se por acaso não tiver a cristalizada coloque a em conserva mas deixe escorrer bem, se possível de um dia para o outro para tirar toda a calda. Corte ao meio e coloque em cima antes de colocar no forno).
 Fazendo em casa não ficará nunca desse jeito porque em confeitaria eles usam uma refinadora (acho que é assim que se fala em português) de dois rolos onde se esmagam as amêndoas, ao invés de triturar. Desse jeito o impasto fica mais compacto e é mais fácil de fazer a forma com a sac a poshe. Não estou colocando essas fotos para desanimá-los mas sim para ver a real forma dos biscoitos.
Eu repito, o gosto é o mesmo e o que vale é a inteçao!!
PS: desculpa os erros enormes de português!! Sei que não é desculpa, mas fica realmente enferrujado quando se mora fora. Vou contribuindo para o Blog, assim pratico mais e vou melhorando, eu prometo hehe... [Virgulino: para falar a verdade, a mistura de uma língua estrangeira com o português dá até um ar diferente pro blog rsrsrs].



E, pra fechar com chave de ouro, o pôr do sol aqui de casa.
Bom fim de tarde com biscotinhos e chá quentinho para todos vocês :)



Un bacione e buon appetito!!"

É isso aí, pessoal!
Duvido que alguém não fique curioso para experimentar o resultado.
E também duvido que alguém não tenha ficado tentado a tomar um café com esses biscoitinhos no final de tarde lá na Itália! rsrs
Como sempre, vocês estão convidados a participar, de todas as formas imagináveis - inclusive mandando receitas, das mais simples e fáceis de se fazer às mais elaboradas!
Fica, novamente, o meu agradecimento à Amanda!
Um abração pra todo mundo e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário