quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Carne Seca Desfiada


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Depois de um longuíssimo recesso (causado pelos mais diversos e interessantes compromissos familiares, profissionais e acadêmicos), estamos de volta!
A gente nem vai prometer manter uma determinada frequência, porque o risco de falhar é considerável, mas, em compensação, temos hoje uma colaboração mais do que especial!
A receita é uma colaboração mais do que gentil da senhora Thereza Cruz, mãe da Priscila Cruz que trabalha com a minha irmã, a Paula Antunes!
Ela está acostumada a fazer a carne seca para a família e dividiu a receita com a gente! Fica super bonita e com uma qualidade muitíssimo melhor do que as opções que a gente encontra em geral para comprar por aí.
Vamos lá!

Ingredientes:

1 peça de lagarto comprida
Sal grosso


Modo de Fazer:

Lavar a peça de carne inteira, acomodar em uma vasilha e envolvê-la com bastante sal, como na foto, apertando com a mão.




Levar à geladeira e deixar descansar por 1 dia e meio, escorrendo a água que for juntando e aproveitando para completar o sal. 
Depois deste período a carne estará escura e você pode enxaguar para retirar o excesso de sal e cortar em fatias bem grossas (do tamanho que você quiser o fio da carne desfiada).


Dê uma aferventada rápida nas rodelas, escorra o excesso de água, coloque na panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
Depois de esfriar, desfie a carne e estará pronto! Você pode também cortar em pedaços se achar mais interessante para a sua receita.
A dica é congelar para conservar por mais tempo.



Viu só que bacana?
Uma sugestão da própria autora da receita é servir a carne seca desfiada com abóbora cabotiá, mas você pode também aproveitar para fazer escondidinho, bolinho, arroz carreteiro, moranga recheada... As opções são realmente muitas!
Uma variação da mesma receita é já cortar a carne em fatias grossas antes de colocar no sal e ai seguir o mesmo processo acima.
E a senhora Thereza também observa que é possível fazer a receita com filet mignon ao invés de lagarto, e utilizando sal refinado no lugar de sal grosso.
É isso aí, pessoal!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e de outras notícias, sugestões e curiosidades que compartilhamos diariamente apenas por lá mesmo.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário