Tudo bem?
Hoje eu vou dividir com vocês (pra variar um pouquinho... é sério!!! :)) uma receita que eu mesmo fiz!
Sempre apreciei muito o toque especial que o alho poró dá a diversos pratos; mas, para falar a verdade, nunca tinha usado pessoalmente esse ingrediente.
Aí surgiu a ideia fixa de fazer um risoto de alho poró.
Acabou ficando uma delícia, e a receita já foi até repetida!
Vamos lá!
Ingredientes (para 2 pessoas):
2 punhados de arroz carnaroli (especial para risotos)
1 talo de alho poró
1/2 cebola
1 cubo de caldo de galinha ou carne
1 caneca de água
1/2 caixinha de creme de leite
parmesão ralado
sal
Modo de Fazer:
Coloque o caldo de galinha ou de carne na caneca de água, e coloque no fogo, enquanto vai preparando os ingredientes. Quando levantar fervura, mantenha quente, no fogo baixo. A escolha entre o caldo de carne ou o caldo de galinha implicará diferença no sabor e na coloração final do prato.
Refogue a cebola, no azeite, até começar a ficar dourada, junto e o alho poró e refogue, também, até que ele fique mais murchinho. É bastante interessante que você utilize uma panela anti aderente, o que evitará que os ingredientes grudem durante o processo de cozimento do risoto, que é cheio de características próprias.
Deixe o arroz refogar, enquanto você vai mexendo, para que ele comece a absorver o sabor dos ingredientes que já estavam na panela.
Quando o arroz estiver refogado, adicione 3 conchas pequenas do caldo de galinha ou de carne, e continue mexendo, para que não grude no fundo.
Quando estiver secando, adicione mais 1 concha pequena de caldo, e vá mexendo. Continue repetindo este processo, até que o arroz esteja cozido "al dente".
Desligue o fogo, adicione o creme de leite e mexa bem, para deixar homogêneo.
Mexa bem para misturar o queijo e deixar que ele comece a derreter, e tampe a panela por 2 minutos.Sirva com um acompanhamento de sua preferência. Nesse dia aí, nós escolhemos fazer bifes temperados com zahtar (a receita aparece logo).
E é isso aí, pessoal!
Espero que vocês gostem da ideia.
Sei que há pessoas que preferem juntar o alho poró mais ao final da receita, para que ele mantenha uma textura um pouco mais firme. Eu prefiro juntar bem no começo, para que o arroz assuma bem o sabor daquele ingrediente. Vale a pena experimentar dos dois jeitos, para que você mesmo possa escolher o seu preferido.
Como sempre, estão convidados a comentar, sugerir e a continuar enviando suas próprias colaborações. As receitas que vocês têm mandado são muito interessantes, e o espaço aqui pretende ser bastante democrático!
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino
Fiz esse prato hoje e ficou uma delicia!
ResponderExcluirSó que como não tinha parmesão em peça , ralei mussarela e coloquei um pouco de parmesão ralado em saquinho e fico ótimo!
Olá, Kelly!
ExcluirTudo bem?
Que bom que você gostou da receita!
E melhor ainda que você resolveu improvisar com o que tinha no momento!
Apareça sempre, e mande suas contribuições, certo?
Um abração.