Olá, pessoal!
Tudo bem?
Quando eu publiquei o post sobre o risoto de alho poró (um dos meus prediletos), mencionei que aquela receita tinha acompanhado bifes temperados com zahtar, e prometi que traria a ideia para cá.
O zahtar (vocês também encontrarão as grafias zatar, zaatar, zattar e etc, como é comum com as palavras traduzidas do árabe) é um tempero a base de tomilho e gergelim, um pouco picante, muito utilizado na culinária do oriente médio. Também podem entrar na composição sal, várias espécies de pimenta e muitas variedades de ervas.
Não é muito fácil encontrar zahtar em supermercados, mas você com certeza encontrará em casas de produtos de origem árabe, e também em casas que vendam temperos e ervas.
Em geral, esse tempero dá um toque especial e um sabor muito próprio a qualquer receita.
É o tipo de coisa que pode ficar esquecida num amontoado de ingredientes por meses a fio, mas quando você lembrar, vai querer usar várias vezes!
Vamos à receita!
Ingredientes:
Bifes finos de carne magra
Zahtar
Azeite
Sal
Modo de Fazer:
O segredo aqui é temperar os bifes com pelo menos duas horas de antecedência. O ideal é que eles fiquem no tempero de um dia para o outro.
Coloque os bifes em uma vasilha grande o suficiente para permitir que você possa mexer bem para espalhar o tempero.
Adicione zahtar, em quantidade suficiente para cobrir a parte de cima dos bifes. Tempere com sal a gosto (lembrando que uso quase sempre o sal temperado da receita até agora secreta do meu pai).
Junte, também, um fio de azeite.
Mexa bem com os bifes, para que o tempero seja distribuído uniformemente.
Coloque o bife esticado na panela, vire depois de aproximadamente 10 segundos. Aguarde mais 10 segundos e vire novamente. Este procedimento, feito na panela bem quente, garantirá que a carne dê uma "selada" e que continue suculenta (mesmo os bifes não sendo grossos).
Deixe grelhar suficientemente de um lado (pode ir dando uma olhadinha de vez em quando), vire e deixe acabar de grelhar do lado contrário.
Tire da panela ou frigideira, e sirva com os acompanhamentos de sua preferência (acompanha muito bem risotos, mas também vai bem com arroz branco e salada).
É isso aí, pessoal!
Tenho certeza de que quem experimentar a receita vai ficar com vontade repeti-la várias vezes.
O zahtar dá um toque todo especial àquele bife comum que você deve estar acostumado a consumir!
Esse tempero também dá um ar diferenciado a esfihas, pães e queijos, por exemplo (e quem tiver sugestões de como utilizá-lo fica convidado a mandar receitas aqui para o blog; aliás, vocês estão sempre convidados a mandar as receitas de sua preferência)!
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário