domingo, 11 de maio de 2014

Atum com Shiitake ao Molho Oriental


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é especial!
O pessoal da Nipopesca, aqui de Londrina, nos arranjou um lindo pedaço de torô - a parte da carne que fica na barriga dos grandes atuns, e que é caracterizada por ter um alto índice de gordura marmorizada, o que garante um sabor delicado e peculiar, e uma textura diferenciada.
Com uma bela parte desse torô, nós aproveitamos para fazer um delicioso sashimi.
Quase todo o torô disponível aqui no Brasil é disputado a tapa pelos maiores restaurantes orientais de São Paulo, e é muito difícil encontrá-lo aqui em Londrina. Assim, para aproveitar o ingrediente exótico, nós resolvemos tentar arriscar uma ideia diferente.
Assim, depois de ver uma tantada de receitas, nós acabamos criando uma receita própria.
Vamos a ela!


Ingredientes:

500g de filé de atum
10 shiitakes secos
1 limão
farinha de trigo
2 colheres de sopa de molho de ostra
3 colheres de sopa de shoyu
1 copo de sakê de uso culinário
óleo de gergelim
óleo de milho (ou de soja)
sal


Modo de Fazer:

Corte o atum em bifes altos. Tempere com sal (nós usamos o sal temperado) e o limão. Deixe marinar por uma hora na geladeira, em um recipiente fechado.


Enquanto isso, hidrate os shiitakes (coloque os shiitakes em uma panela com água em temperatura ambiente, leve ao fogo até levantar fervura, após dois minutos fervendo, apague o fogo e deixe esfriar). Corte os shiitakes em cubinhos e reserve.



Coloque a farinha de trigo em um prato, e use para empanar levemente o atum.


Coloque um fio do óleo de milho e outro do óleo de gergelim em uma panela antiaderente. Deixe no fogo alto até estabilizar a temperatura (bem quente, nesse primeiro momento). Quando a temperatura estiver estabilizada, coloque cuidadosamente o atum. Deixe por 3 minutos e vire, com cuidado, para deixar no fogo por 3 minutos também do outro lado.



Após fritar o peixe dos dois lados, acrescente o shiitake, o molho de ostra, o shoyu e o sakê, e deixe cozinhar, de panela fechada, por 15 minutos (tomando o cuidado de virar os pedaços de peixe uma única vez, na metade desse tempo, e de fechar a panela novamente, até o final).






Está pronto!
E fica realmente delicioso, pessoal!


Vale muito a pena experimentar!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas, visite o nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário