Olá, pessoal!
Tudo bem?
Meu grande amigo Ceranto (que já nos tinha enviado uma interessantíssima receita de hamburguer de cordeiro) publicou esses dias a fotografia de um risoto que pareceu delicioso.
Segue, agora, a receita, que confirma o que eu já tinha dito: temos aí um cheff de mão cheia, que prepara uma séria de pratos muito originais e diferenciados.
Vamos lá!
Ingredientes:
2 xícaras de arroz italiano arbório ou carnarole
2 litros de Caldo de carne bem temperado (poderá sobrar caldo, fique atento ao cozimento do grão)
700 gramas de Filé mignon cortado em cubos
1 lata de milho verde sem água (se tiver milho fresco, refogue separado por uns minutos e reserve, ficará melhor que o de lata)
1 e ½ xícara Vinho branco seco
3 colheres sopa Manteiga
250 gramas de grano padano (ou parmesão nacional de qualidade) ralado
1 cebola cortada bem picadinha
Um pouco de salsinha e cebolinha.
Modo de Fazer:
O filé deve ser temperado separado com pimenta do reino moída na hora, sal a gosto, 2 colheres de molho inglês e uma colher generosa de mostarda Dijon.
Frite a cebola numa colher de manteiga até suar.
Acrescente os cubos de mignon e frite mais um pouco em fogo bem forte, deixando frito por fora e mal passado no interior (lembre-se que o filé continuará na panela durante todo o cozimento, dessa forma não pode ser bem frito senão ficará seco).
Acrescente o arroz e frite mais um pouco.
Acrescente o vinho e mexa até secar.
Após, acrescente uma concha de cada vez de caldo. Mexa sempre, pois o arroz soltará o amido e trará cremosidade ao risoto. Conforme for secando, coloque outra concha de caldo. Serão muitas até o final do preparo. Dica, se colocar todo o caldo de uma única vez, como se faz arroz, o risoto perderá sua principal característica, que é a cremosidade do grão.
Após uns dez minutos de cozimento acrescente o milho e continue mexendo e acrescentando o caldo. Quando o grão atingir o ponto (aproximadamente 20 minutos - al dente - ou mais cozido entre 25 e 28 minutos), acrescentar o resto da manteiga, o queijo e misturar bem.
Após, acrescente a salsinha e cebolinha e está pronto para servir.
Dica: deixe o risoto cremoso, mas sem muito caldo.
Como já disse aqui algumas vezes, a técnica para se preparar risotos é, quase sempre, bastante parecida; o que muda mais é a combinação de ingredientes; e esse risoto parece realmente delicioso!
Fica registrado, novamente, o agradecimento ao Ceranto, e a convocação para que ele continue mandando suas receitas (a do famoso ossobuco, por exemplo, que é o melhor que já provei)!
Aliás, todos os frequentadores do blog ficam sempre convidados a mandar suas próprias contribuições.
Para ver outras receitas, dê uma olhada no nosso índice, e também passe para curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário