terça-feira, 15 de abril de 2014

Estrogonofe de Carne


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O estrogonofe é uma receita bem básica, que ainda estava faltando aqui no blog.
É bem verdade que a gente trouxe para cá, uma vez, uma receita de macarrão com molho de estrogonofe de frango, mas é também verdade que o próprio estrogonofe não era o foco central; ou talvez fosse, tanto faz.
O fato é que hoje nós vamos falar do estrogonofe, em si!
A receita nasceu na Rússia. Pelo que consta, inicialmente o prato era feito com cubos de carne empanados e fritos, aos quais era adicionado um molho a base de mostarda, caldo de legumes e sour cream; sem cebola, sem tomates, sem champignons.
Ao longo do tempo, a ideia de misturar cubos de carne (de diversas espécies de carne, aliás) a um molho a base de creme de leite popularizou-se, e ganhou inúmeras variações (que podem incluir diferentes tipos de cogumelos, bacon, sour cream, linguiça e uma outra pá de coisas).
Apresentamos, aqui, uma ideia mais light de estrogonofe (que usa creme de leite de soja), fácil de fazer e bastante gostosa.
Vamos lá!


Ingredientes:

400g de carne magra (patinho, por exemplo) em cubinhos ou tirinhas
150g de champignons
1 cebola cortada em pétalas
1 lata de tomates pelados em cubos (ou 1 sachê de molho de tomate)
1/2 caixinha de creme de leite de soja (ou de creme de leite fresco)
3 colheres (sopa) de catchup
2 colheres (sopa) de mostarda
molho inglês
uma dose de cachaça (de boa qualidade)
pimenta calabresa
sal


Modo de Fazer:

Coloque a cebola para refogar em um fio de azeite, no fogo alto.


Vá mexendo a cebola, apenas para "desfolhar", e em seguida junte a carne, e vá mexendo, para ela ir refogando uniformemente.


Quando a carne começar a pegar cor, junte o catchup, a mostarda e molho inglês (este, a gosto).


Continue mexendo, de vez em quando. Quando estiver tudo bem encorpado (quase seco), junte a cachaça (se quiser, você pode riscar um fósforo e jogar lá, para flambar, mas não precisa fazer necessariamente isto). Adicione também o sal e os champignons e também o tomate pelado em cubos. Você também pode adicionar o creme de leite de soja (ou fresco; o de soja vai dar uma talhadinha durante o cozimento, mas isso depois vai passar, pode acreditar).







Acrescente a pimenta calabresa, a gosto. Misture tudo bem, e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando.


Está pronto!


É um prato bem tranquilo de se fazer, que agrada quase todos os paladares.
Você pode servi-lo acompanhado de arroz branco e de batata palha, com uma salada de folhas verdes. Se estiver em uma dieta com baixo teor de carboidratos, você pode substituir o arroz por proteína de soja, e passar vontade de batata palha; é tranquilo (rsrs)! A gente serviu junto com uma abobrinha mexida com ovos (parente não muito distante da farofa de abobrinha que a gente já ensinou aqui)!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sabendo das novidades!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário