terça-feira, 11 de março de 2014

Filé Fatiado na Chapa


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é bastante simples, mas fica realmente muito gostosa!
Basicamente, a ideia é você pegar uma carne nobre e providenciar para que possa cortá-la em fatias o mais finas que conseguir.
Depois, o negócio é deixá-la marinando por algum tempo em um tempero especial, para, por fim, levá-la à chapa bem quente, onde ela será selada de ambos os lados e imediatamente servida.
Nesse dia, nós usamos filé mignon. Você também pode usar uma peça pequena de picanha (ela é mais firme e, assim, mais fácil de ser fatiada finamente, inclusive), com uma capa de gordura não muito volumosa.
Vamos à receita!


Ingredientes:

500g de filé mignon em peça (quantidade para duas pessoas)
sal a gosto
açúcar cristal a gosto (usamos uma colher de sopa)
shoyu
óleo de gergelim (opcional)
sakê (apenas um fio; opcional)


Modo de Fazer:

O segredo todo dessa receita está na forma de cortar a carne: o mais finamente possível.
Para isso, ajuda se você deixar a carne, em peça, por aproximadamente uma hora no congelador (o suficiente para ficar firme, mas não congelada).
Use uma faca extremamente afiada e preferencialmente longa (para que você consiga fazer o corte todo com um único movimento, e não fazendo um "zigue zague"), e tenha paciência para tirar as fatias mais finas que conseguir.



Em um recipiente com tampa, coloque a carne e todos os demais ingredientes (na prática, são os temperos de sua preferência, e um fio de algum óleo ou azeite). Misture tudo muito bom, tampe e leve à geladeira por pelo menos uma hora, para que a carne absorva bem os temperos.




Esquente muito bem uma chapa. Você também pode usar uma panela anti aderente de fundo largo. No nosso caso, usamos uma panela elétrica, porque assim todo mundo consegue participar da preparação do prato, que pode ser feito aos poucos, enquanto rola um bom papo.
O segredo aqui é o seguinte: deixe a chapa bem quente mesmo (para a carne não perder líquido). Deixe a carne ficar apenas o suficiente para chegar ao ponto (o que ocorre bem rápido, devido à pouca espessura) e vire, deixando apenas que chegue ao ponto do lado contrário.




Está pronto, pessoal!
E fica realmente muito gostoso!
Você pode, quando colocar na travessa para servir, cobrir com alho triturado frito; também fica interessante. Nesse dia, servimos um risoto como acompanhamento; uma delícia!
É um petisco excelente para fazer na mesa com os amigos, enquanto se toma uma cerveja bem gelada e se coloca o papo em dia!
Esperamos que vocês gostem da ideia!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas e resenhas, dê um pulinho no nosso índice e passe para curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário