quarta-feira, 19 de março de 2014

Peixe Grelhado ao Molho de Camarão


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O peixe ao molho de camarão é um prato bastante tradicional da cozinha litorânea brasileira.
Em geral, o peixe é primeiro empanado, depois frito, e por último é coberto de molho. Esse procedimento, mais comum, é verdade, garante que o peixe absorva bem o caldo do molho (a farinha usada para empanar ajuda muito nesse processo), e tudo fica, realmente, uma delícia.
O diferencial da receita que nós apresentamos hoje, é que o peixe é simplesmente grelhado (na verdade, frito em um fio de azeite), ao invés de empanado; o que garante um resultado muito mais leve (aquela bendita fase de restrição de carboidratos pela qual estou passando rsrs)!
Para fazer este prato, é melhor usar peixes de mar, como a pescada, o badejo ou o côngrio, por exemplo. Nesse dia, nós usamos filés de linguado, o que garantiu um resultado bastante leve e muito saboroso.
Vamos lá!


Ingredientes:

2 filés de peixe de aproximadamente 300g cada
250g de camarões limpos (sem cabeça e sem cascas)
1 sachê de molho de tomate (usamos a versão light, para deixar ainda mais leve)
1 limão grande
2 dentes de alho picadinhos
sal
pimenta
temperos


Modo de Fazer:

Tempere os filés de peixe com uma hora de antecedência, o sal e os temperos (eu usei o sal temperado) e o suco do limão. A antecedência é importante, porque nesse tempo o suco de limão agirá nas fibras do peixe, ajudando para que ele não quebre no momento da preparação do prato.

Grelhe os filés em uma frigideira anti aderente, com um fio de azeite. O procedimento aqui, é o seguinte: aqueça a frigideira, em fogo médio baixo. Quando a temperatura estiver estável, coloque um fio de azeite e adicione o peixe, com cuidado, para que ele fique bem posicionado. Deixe grelhar desse lado por aproximadamente quatro minutos. Vire, com ainda mais cuidado, para não desmanchar. Deixe grelhar por outros quatro minutos. Tire o peixe da frigideira e reserve.





Adicione outro fio de azeite na frigideira, em fogo baixo, para grelhar os camarões (esses não devem estar previamente temperados, para evitar que percam água; isso garante que eles fiquem mais tenros); vire uma vez, durante o procedimento, para que eles fiquem dourados dos dois lados; neste momento, junte também o alho. Quando os camarões estiverem grelhados, junte o molho de tomate e abaixe o fogo, adicione sal e os mesmos temperos que tiver usado para temperar o peixe, junte também a pimenta de sua preferência (nós usamos pimenta calabresa; a malagueta também fica muito boa). Quando o molho borbulhar, vá mexendo até que ele alcance a consistência desejada e, então, apague o fogo.





Em uma travessa grande, coloque o peixe grelhado, por cima distribua uniformemente o molho de camarão.
Está pronto!


E fica realmente uma delícia, pessoal!
Você pode servir o prato acompanhado de arroz branco e de uma salada de folhas verdes, por exemplo.
Esperamos que você gostem!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário