quarta-feira, 31 de julho de 2013

Tomate Pelado


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje não é bem uma receita, mas uma dica sobre como preparar um ingrediente muito interessante: o "tomate pelado", isto é, o tomate sem pele.
É bem verdade que você pode comprar tomates pelados enlatados (inclusive importados da Itália, vejam só), em praticamente qualquer supermercado.
Há algumas vantagens de se preparar os tomates pelados em casa, todavia (e entre elas estão a dispensa de conservantes, a consistência bem diferente do resultado e uma maior facilidade para dispensar as sementes).
Um dedo de prosa, sobre algumas curiosidades...
O tomate é um fruto (isto mesmo, não é legume, não, cara pálida) nativo exclusivamente das Américas (mais especificamente da porção centro meridional do continente), e que já era cultivado pelas populações pré colombianas.
Acredita-se que os primeiros a dominar o cultivo do tomate tenham sido os incas, e que posteriormente a planta também tenha sido muito difundida, mais ao norte, entre os maias e os astecas.
Por outro lado, antes da conquista europeia do continente americano, evidentemente, não havia tomates na Itália (pelo que os tais "tradicionalíssimos" molhos vermelhos italianos não são lá tão antigos assim)!
Dito isto, vamos logo aos truques para se preparar o tal tomate pelado!


Ingredientes:

Tomates
Água


Modo de Fazer:

Lave bem os tomates.
Com uma faca bem afiada, faça uma "cruz" superficial na parte do tomate oposta ao pedúnculo (uma observação importante: o corte deve ser mesmo superficial, apenas o suficiente para que a pele do tomate seja partida, com muito cuidado para que a polpa do tomate não seja excessivamente cindida... tá bom, tá bom... na fotografia aí eu mesmo desrespeitei um pouco este conselho, mas acabou dando tudo certo).


Coloque água suficiente para cobrir os tomates em uma panela, e leve ao fogo alto até levantar fervura.
Quando a água estiver fervendo, deposite os tomates e deixe ferver por aproximadamente 30 segundos (ou até que a pele comece a se desprender).


Apague o fogo, escorra os tomates e tire as peles (e, antes que surja alguma piada, o esmalte na unha aí é prova da participação constante e mais do que especial da Dani Manfiolli).



Pronto!
Você já tem os famosos tomates pelados, preparados em pouquíssimo tempo!
Caso pretenda, também, extrair as sementes, é só usar a técnica que usamos na receita de tomates recheados ao forno, isto é, utilizar uma faca para tirar o "fundo" do tomate (a parte que ficava ligada ao pedúnculo) e utilizar uma colher pequena no processo de limpeza (tomando um cuidado adicional para não esmagar o tomate, que depois do procedimento para tirada da pele fica com a consistência consideravelmente mais macia).

Uma alternativa é você pelar os tomates na chama do fogão. Fácil, também. Você acende o fogo alto, espeta o tomate (pelo lugar onde ficava o pedúnculo dele) em um garfo, e vai girando, até que a pele dele comece a se partir e a desgrudar. E aí acaba o processo descascando. Esse procedimento tem a desvantagem de precisar ser feito com um tomate por vez, mas tem a vantagem de deixar os tomates mais firmes ao final.

É isso aí, pessoal!
Nós esperamos que vocês gostem da ideia (o que pode até ajudar no equilíbrio da balança comercial brasileira, com a redução da importação de tomates pelados italianos rsrsrs)!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário