sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Camarão ao Alho e Óleo (Azeite)


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Hoje temos uma simples e (perdoem a falta de modéstia) deliciosa receita de camarão ao alho e óleo (para ser mais exato, óleo de oliva, ou seja, azeite)!
Esses camarões, de excelente tamanho, foram adquiridos em Londrina-PR, na Peixaria Nipopesca (localizada na Avenida Higienópolis, 1443, Fone 43 3344-3461), já sem cabeças, pelo valor de R$ 39,90 o quilo (preço de maio de 2013). Levando em conta a qualidade do produto, o tamanho dos camarões e a distância do mar, considero o preço bastante razoável, para falar a verdade.
Dito isto, vamos logo à receita!


Ingredientes:

300g de camarões médios, sem cabeças
3 dentes de alho
sal (temperado)
azeite


Modo de Fazer:

Para começar, vale relembrar um truque (que aprendi com meu pai, e que nós já explicamos na receita de espetinho de camarão).
Se você reparar bem no camarão, verá que ele tem uma espécie de ferrão, bem em cima do rabo...
Para garantir que vai ser só alegria, é melhor você tirar os ferrões, um a um (assim ninguém machuca a boca, quando já estiver embriagado degustando os espetinhos). Veja bem: se você ainda não estiver completamente embrigado e tiver um pouco de cuidado, pode, inclusive, conservar a carne que o camarão tem dentro deste ferrãozinho aí.



Tempere os camarões com o sal (lembrando que uso o sal temperado preparado por meu pai, que leva, por exemplo, pimenta do reino, cominho e noz moscada, e que você pode adicionar os temperos de sua preferência) e o alho bem picadinho, e deixe descansar, na geladeira, por pelo menos meia hora.



Aqueça uma frigideira, no fogo bem baixo.
Quando a frigideira tiver alcançado uma temperatura estável (um minutinho no fogo), adicione o camarão (com todo o alho), espalhando por todo o fundo.
Duas observações: a) se tiver sobrado algum caldo da "marinada", não adicione ele à frigideira; b) se você tiver adicionado azeite suficiente no momento de temperar e estiver usando uma frigideira realmente anti aderente, não precisa acrescentar mais azeite para "refogar" o camarão.


Quando perceber que o camarão está ficando rosadinho, vire, para que ele possa grelhar do outro lado. Atenção: você pode deixar esse tempo com a tampa aberta (o camarão vai ficar pronto mais rápido, e a consistência vai ser mais firme); ou deixar, nesta primeira fase, a tampa fechada (o camarão vai soltar um pouco de água, vai demorar um pouco mais, e vai ficar mais macio). Pode ficar uma pergunta: melhor o camarão com a carne mais firme ou mais macia? Resposta: depende do seu gosto.




Após mais uns 3 a 4 minutos, grelhando do outro lado, quando estiver sequinho, apague o fogo, coloque num prato e sirva acompanhado de limão.

Está pronto, moçada!

Uma receitinha fácil de tudo, e que fica realmente muito gostosa!
Dá um excelente aperitivo para acompanhar uma cerveja bem gelada!
Espero que vocês testem e aprovem, e que experimentem suas próprias variações!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para conferir outras receitas (inclusive outras inúmeras opções de pratos com camarão), visitem o nosso índice!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário