segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Chili con Carne


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Hoje vamos nos aventurar um pouco em uma adaptação de um prato que, em geral, nos faz lembrar da gastronomia mexicana: o chili!
Na realidade, a palavra chili faz menção a um gênero de pimentas nativo da América (com uma série de espécies).
O nome originário da receita, assim, pelo que se sabe, é chili con carne, mas, com o tempo, o prato acabou ficando conhecido apenas por chili mesmo.
Como a receita é bastante difundida, há uma variação bastante considerável de apresentações (o que inclui distinções bem amplas dos tipos de carne, e, eventualmente, a adição de temperos diferenciados e tudo mais).
Há entre americanos e mexicanos uma discussão danada a respeito das origens da receita (que foi elevada, em 1977, à categoria de prato típico oficial do Texas, vejam só).
O que é tido como praticamente certo é que, no início, ainda em fins do século XIX, o prato era preparado com carne seca e pimenta chili em pó, e que era comum entre a população mais simples, que precisava de alguma forma garantir que a carne pudesse ser utilizada como alimento por mais tempo, em condições desfavoráveis.
Por incrível que pareça, existe uma controvérsia, também, a respeito da possibilidade de utilização de feijão na preparação do prato, ou não.
Na nossa versão, deixamos as controvérsias para lá, e utilizamos feijão.
Nessa ocasião, nós utilizamos feijão comum (aqui no Paraná conhecido como "carioquinha"), mas vale mencionar que a receita fica, também, muitíssimo interessante quando se utiliza o feijão "vermelho", de grãos mais graúdos.

Dito isto, vamos à receita!


Ingredientes:

400g de feijão cozido (metade amassado, metade em grãos normais)
400g de carne moída
1/2 sachê de molho de tomate
1/2 pimentão vermelho em cubinhos
1/2 cebola em cubinhos
1 cubo de caldo de carne
1 colher de chá de chili
sal

Para servir: tortillas e requeijão a base de cheddar.


Modo de Fazer:

Coloque a cebola para refogar em um fio generoso de azeite.
Quando a cebola estiver transparente, adicione a carne moída.


Vá mexendo bem a carne moída, para garantir que ela não fique empelotada.
Quando a carne já tiver ganhado cor, mas ainda estiver cozinhando na água que ela própria soltou, adicione o cubo de caldo de carne (melhor que ele esteja cortado em pedaços, para que dissolva mais facilmente), o chili e sal.



Quando a carne estiver, já, bem refogada, junte o pimentão.


Misture bem, e adicione, também, o molho de tomate.


Logo em seguida, adicione o feijão cozido (tanto a parte "amassada", quando a parte em grãos).







Misture bem, para deixar uniforme, acerte o sal, se necessário, e está pronto!


Nós servimos com as tradicionais tortillas (na verdade, usamos tortillas industrializadas, sabor "original", para agilizar o processo), com requeijão a base de queijo tipo cheddar e com folhas de alface (para homenagear a nossa "caipirice" e fazer belas "trouxinhas").

É isso aí, pessoal!
Fica muito gostoso e é uma excelente pedida para as noites frias de inverno (se bem que no calor a gente também aproveita pra tomar uma cerveja gelada e pronto rsrs)!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário