Olá, pessoal!
Tudo bem?
Hoje vamos nos aventurar um pouco em uma adaptação de um prato que, em geral, nos faz lembrar da gastronomia mexicana: o chili!
Na realidade, a palavra chili faz menção a um gênero de pimentas nativo da América (com uma série de espécies).
O nome originário da receita, assim, pelo que se sabe, é chili con carne, mas, com o tempo, o prato acabou ficando conhecido apenas por chili mesmo.
Como a receita é bastante difundida, há uma variação bastante considerável de apresentações (o que inclui distinções bem amplas dos tipos de carne, e, eventualmente, a adição de temperos diferenciados e tudo mais).
Há entre americanos e mexicanos uma discussão danada a respeito das origens da receita (que foi elevada, em 1977, à categoria de prato típico oficial do Texas, vejam só).
O que é tido como praticamente certo é que, no início, ainda em fins do século XIX, o prato era preparado com carne seca e pimenta chili em pó, e que era comum entre a população mais simples, que precisava de alguma forma garantir que a carne pudesse ser utilizada como alimento por mais tempo, em condições desfavoráveis.
Por incrível que pareça, existe uma controvérsia, também, a respeito da possibilidade de utilização de feijão na preparação do prato, ou não.
Na nossa versão, deixamos as controvérsias para lá, e utilizamos feijão.
Nessa ocasião, nós utilizamos feijão comum (aqui no Paraná conhecido como "carioquinha"), mas vale mencionar que a receita fica, também, muitíssimo interessante quando se utiliza o feijão "vermelho", de grãos mais graúdos.
Dito isto, vamos à receita!
Ingredientes:
400g de feijão cozido (metade amassado, metade em grãos normais)
400g de carne moída
1/2 sachê de molho de tomate
1/2 pimentão vermelho em cubinhos
1/2 cebola em cubinhos
1 cubo de caldo de carne
1 colher de chá de chili
sal
Para servir: tortillas e requeijão a base de cheddar.
Modo de Fazer:
Coloque a cebola para refogar em um fio generoso de azeite.
Quando a cebola estiver transparente, adicione a carne moída.
Quando a carne já tiver ganhado cor, mas ainda estiver cozinhando na água que ela própria soltou, adicione o cubo de caldo de carne (melhor que ele esteja cortado em pedaços, para que dissolva mais facilmente), o chili e sal.
Quando a carne estiver, já, bem refogada, junte o pimentão.
Misture bem, para deixar uniforme, acerte o sal, se necessário, e está pronto!
Fica muito gostoso e é uma excelente pedida para as noites frias de inverno (se bem que no calor a gente também aproveita pra tomar uma cerveja gelada e pronto rsrs)!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário