quarta-feira, 10 de abril de 2013

Costelinha Suína ao Molho Barbecue


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje - costelinha ao molho barbecue - é muito especial!
Isto porque, apesar de levar um certo tempo para ficar pronta, ela fica realmente deliciosa, podem acreditar!
O tal molho barbecue é apresentado, também, segundo uma série bastante vasta de receitas, que combinam, em geral, o doce e o azedo, e que acompanham carnes assadas na cultura norte americana.
Aqui, como de costume, apresentamos uma versão simplificada, mas com resultado bastante interessante.
Evidentemente, será difícil encontrar uma costelinha que pese exatamente 1kg... Nós usamos uma que pesava em torno de 850g. Os ingredientes relacionados abaixo são suficientes para cozinhar uma que pese até em torno de 1,5kg (o que é suficiente para 5 pessoas comerem bem).
Vamos à receita!


Ingredientes:

1kg de costelinha suína magra
suco de 1/2 limão
1 xícara de catchup
1/2 xícara de mostarda escura
1/2 copo (125 ml) de vinagre branco
1 colher de sopa de mel
2 folhas de louro picadas em quatro pedaços
1 colher de chá de chili em pó
10 batatinhas inglesas (para acompanhamento opcional)



Modo de Fazer:

Se você comprar a costelinha sem temperar, providencie o tempero, e deixe ela marinando por pelo menos três horas (nós já adquirimos a costelinha previamente temperada, porque era o que tinha de mais bonito nesse dia).
Coloque em uma panela de pressão 3 colheres de sopa de óleo, a costelinha temperada, o suco de limão, o catchup, a mostarda escura, o vinagre, o mel, as folhas de louro e o chili (isto é, todos os ingredientes da receita, com exceção das batatinhas opcionais). Adicione 2 copos (500 ml) de água filtrada.
Feche a panela de pressão e leve ao fogo, por 50 minutos (quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo).



Enquanto isso, coloque as batatas para cozinhar, em uma panela com água e uma colher de sobremesa de sal. Quando as batatas estiverem cozidas, tire da água e reserve.


Passados 50 minutos, apague o fogo da panela de pressão, e deixe a pressão sair naturalmente. Enquanto isso, coloque o forno para pré-aquecer, em fogo médio-alto, e unte uma assadeira com óleo.
Abra a panela de pressão e retire a costelinha, com cuidado para não desmanchar.


Coloque a costelinha e as batatas na assadeira, e regue tudo com o molho que tiver ficado na panela de pressão. Leve a assadeira ao forno por 20 minutos.




Enquanto isso, mantenha a panela de pressão aberta no fogo, com o molho, para que ele vá reduzindo e ganhando consistência.


Após os 20 minutos iniciais de forno, retire a assadeira, regue tudo novamente com o molho que estiver na panela de pressão, e leve novamente ao forno, por outros 20 minutos, para finalizar o prato.


Quando o molho que está na panela de pressão alcançar a consistência adequada, apague o fogo e reserve, para servir junto com a costelinha.


Passados os 20 minutos de finalização da receita no forno, apague o fogo.

Está pronto!


Podem acreditar: o resultado é de impressionar!
A carne fica desmanchando, e o sabor é realmente muito gostoso.
Você pode servir esta receita acompanhada do molho barbecue que resultou da redução do caldo em que foi cozida a carne, das batatinhas, de um arroz branco e de uma salada de folhas verdes, por exemplo. Nesse dia, servimos um vinho tinto francês bom e barato.
Esperamos que vocês testem a receita e que aprovem.
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

2 comentários:

  1. Olá, Thiago "Virgulino"! Tudo bem? Adorei a sua receita! Parabéns, a cada dia o blog fica melhor! Onde você comprou o chili em pó?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rô! Tudo bem sim, e você? Obrigado pelo elogio ao blog! A receita ficou uma delícia, mesmo, viu! Pode confirmar com a Dani, que foi testemunha ocular, olfativa e gustativa (rsrs). O chili em pó eu comprei aqui em Londrina mesmo, na casa de produtos naturais que fica na esquina da Avenida Madre Leônia Milito com a Rua La Paz (por acaso, bem ao lado do meu escritório). Beijão.

    ResponderExcluir