domingo, 7 de abril de 2013

Restaurante Kyodai (Londrina-PR)


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje é uma resenha sobre mais um restaurante de Londrina, o Kyodai.

Lembrando, sempre, desde o início, que esses comentários são puramente subjetivos (ou seja, apenas dividimos nossas impressões pessoais amadoras, nada além disso; as imagens são todas retiradas do próprio site).

Segundo o "Google Tradutor", a palavra Kyodai significaria "enorme", segundo o site do próprio restaurante, a palavra tem o significado de "irmão", e o restaurante ganhou esse nome porque é uma iniciativa familiar de Akira Shimizu, Sadako Shimizu e de seus filhos mais velhos (mais uma prova de que os tradutores automáticos muitas vezes não funcionam tão bem assim).

Logo na chegada, você já pode se surpreender: o portão que dá acesso ao restaurante fica trancado, e você só consegue ter acesso ao lugar acionando a campainha (muito provavelmente por questão de segurança).

O ambiente é bastante simples (quase austero, para falar a verdade), mas é limpo, e o atendimento é muitíssimo atencioso.

Agora, ATENÇÃO para o verdadeiro diferencial do Kyodai: o restaurante trabalha, de forma deliberada, com um conceito bastante tradicional de gastronomia japonesa, o que o torna uma verdadeira pérola!
Se você está acostumado aos fast foods orientais, ou aos restaurantes que fazem de tudo para ter uma cara mais contemporânea (colocando até doce de leite nos sushis), ou, ainda, aos lugares onde se tem a impressão de que os pratos japoneses são aqueles em que se joga um monte de shoyu, até tudo ficar escuro e salgado... VOCÊ SE SURPREENDERÁ MUITO com esse restaurante!

Isto porque o Kyodai é uma verdadeira homenagem ao mais genuíno espírito da culinária tradicional japonesa (para falar a verdade, lembro-me muito das refeições preparadas por meus padrinhos de batismo, japoneses): um festival de texturas e sabores (inclusive com uma alternância bastante interessante entre sabores delicados e marcantes, e com várias referências ao sabor agridoce tão marcante na gastronomia japonesa, e que é completamente ignorado pelos restaurantes que se limitam a forçar a barra no shoyu).

Outro ponto interessante é o fato de que o restaurante trabalha com ingredientes que raramente se encontra por estas bandas, como a raiz de lótus, por exemplo!

Vale menção, ainda, o fato de que, no site do restaurante você pode ter acesso ao cardápio completo, inclusive com o valor de cada prato (ou seja, você pode verificar antes, para não ser pego de surpresa).

Aliás, o menu é bastante vasto, e apresenta entradas (indico o shimeji batayaki, que ganha um ar diferenciado ali; na última vez que estive lá experimentei, também, o aguedoufu, e estava delicioso); sushis, temakissashimis (inclusive hirame, o sashimi de linguado, que não é lá tão comum de se encontrar por aí); tempuras; yakizakanas (peixe grelhado); teppan-yakis e mais uma grande variedade de pratos, como, por exemplo, sukiyaki, udon, soba, yakissoba, tonkatsu e por aí vai.





O restaurante também tem oferecido, de segunda a quinta feira, um "festival" de sushis e sashimis, que também inclui entradas e peixe grelhado (é bom fazer reserva antes, neste caso; o valor que consta da imagem é de abril de 2013).


Um capítulo todo especial do menu são os teishokus, isto é, as refeições japonesas completas... Isto porque elas têm, em geral, na base, um prato principal (anchova, salmão, sashimi, lombo suíno...), uma tigela de arroz e uma série de acompanhamentos. Pois então... Os acompanhamentos são sempre uma surpresa! Isto porque eles variam de uma semana para outra (e, em geral, nem mesmo o garçom saberá te informar com certeza o que virá da acompanhamento para a mesa). Acreditem: a surpresa vale a pena!


Na última vez que estivemos lá, experimentamos o aguedoufu (tofu frito mergulhado em um caldo especial), e daí partimos para o "anchova yakizakana teishoku" (acompanhado por uma tigela generosa de gohan, e por uma série de acompanhamentos, que incluiu raiz de lótus, broto de bambu, massas de peixe, atum em conserva e conservas de vegetais diversos, como vagem japonesa, cenoura, pepino e etc).  Os preços do cardápio físico estavam abaixo do divulgado no site do restaurante, e, somando tudo o que comemos, a cerveja que tomamos e os 10% do garçom (que fizemos questão de pagar, diante do atendimento extremamente atencioso que nos foi dispensado), a conta totalizou R$ 77,00 (em abril de 2013).

O Restaurante Kyodai fica localizado em Londrina-PR, na Rua Gustavo Barroso, 168 (bem próximo ao Mercadão Shangri-lá), e funciona de segunda-feira a sábado, das 18:00 as 23:00h. Aceita cartões. Não tem estacionamento, mas é bem tranquilo de se encontrar vagas bem em frente ao estabelecimento. A taxa de serviço é opcional. O telefone para contato é (43) 3328-7304.

É isso aí, pessoal!
Esperamos que o post seja de alguma forma útil, e que vocês se animem a conhecer o lugar!
Como sempre, estão todos convidados a participar, inclusive enviando resenhas de seus restaurantes preferidos e tudo mais. Também estão sempre convidados a fazer comentários, críticas, sugestões e tal.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário