sexta-feira, 27 de abril de 2012

Tomates Recheados ao Forno

Olá, pessoal!Tudo bem?
Com as temperaturas mais amenas querendo aparecer (pelo menos aqui neste começo de sul do Brasil), a gente vai se animando um pouco mais a colocar o forno pra funcionar.
Aí tinha uma receita que eu já fiz muitas vezes, em diversas variações, mas que estava esquecida há um bom tempo. Coincidentemente, a Dani sugeriu que a gente podia tentar fazer tomates recheados!
Já fica aqui embaixo uma foto do prato pronto, acompanhando uma outra receita.
A gente explica tudo aí adiante! ;)
Esperamos que vocês gostem!
Vamos lá!



Ingredientes:
4 tomates grandes
2 ou 3 ramos de salsinha
1/2 xícara de farinha de rosca
1/2 cebola
3 colheres de sopa de azeite
queijo ralado
sal



Modo de Fazer:

Pique finamente a cebola e a salsinha.
Em uma vasilha (para misturar) coloque a farinha de rosca, a cebola, a salsinha. Você também pode colocar outros ingredientes, segundo o seu próprio gosto. Algumas ervas (como tomilho e manjericão frescos) podem dar um toque todo especial. Linguiça defumada ou salame, picados finamente, também dão uma cara toda diferente à receita.


Adicione o azeite, acerte o sal e mexa um bom tanto, até obter uma mistura uniforme.



Agora vem uma parte importante. Tire o "fundo" dos tomates com uma faca (e reserve), e extraia completamente as sementes, utilizando uma colher de chá. É nessa cavidade que você colocará o recheio, depois. Aproveite para já deixar o forno ligado, no fogo médio, para ir pré aquecendo.


Tempere os tomates por dentro, com sal (você também pode usar pimenta do reino, se preferir).


Rale grossamente uma xícara de queijo mussarela (você também pode utilizar algum outro tipo de queijo, conforme sua preferência), adicione à mistura que havia sido iniciada antes, e mexa bem, para obter um resultado razoavelmente uniforme.



Recheie os tomates com a mistura obtida.


Acerte os "fundos" que servirão de "tampas", e coloque sobre os tomates recheados.


Unte uma assadeira com um pouco de óleo (para não deixar os tomares grudarem) e coloque os tomates nela.


Leve ao forno pré aquecido, em forno médio, por aproximadamente 25 minutos. Isso varia muito de um forno para outro. O ideal é que os tomates fiquem cozidos e macios, mas que mantenham sua forma original.
Tire do forno e sirva ainda bem quente!


Esses tomates, em geral, são apenas uma guarnição (e não o prato principal). Nós os fizemos acompanhar um arroz branco e um frango com molho cambojano (essa ideia logo vem pra cá, também). Você pode servir com um outro prato principal de sua preferência, e também pode providenciar uma salada.



Não é difícil de se fazer, e fica gostoso. O único detalhe é que o sal precisa ser bem equilibrado. Se você colocar muito sal, não sentirá o sabor dos outros ingredientes. Se colocar pouco sal, o sabor e a acidez do tomate roubarão a cena.

Experimentem, comentem, sugiram, contribuam e tudo mais. Ah, e divulguem o blog, também, seus ingratos (rsrs)!
Um abração,

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário