terça-feira, 24 de abril de 2012

Pacottini de Ricota ao Pomodoro e Zucchini

Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de  hoje é bem a cara do que se pretendeu inicialmente para este blog!
Um prato extremamente simples e rápido de se fazer, e que prova que com um nome bonito até uma massa com molho vermelho e abobrinha ralada pode impressionar um pouco! :)
E, neste caso, o negócio é muito rápido mesmo. Essa massa tem o tempo de cozimento de apenas 2 minutos; e como no molho não vai nenhuma carne, o negócio é muito ligeiro.
Vamos lá!

Ingredientes:

400g de pacottini de ricota (ravioli ou capeleti de queijo ou de frango também ficam bons).
1 abobrinha pequena
1 pacote de molho de tomate
1/2 cebola
2 dentes de alho
parmesão ralado
sal


Modo de Fazer:

Coloque uma panela com água e uma pitada de sal para ferver.


Corte a cebola em rodelas e o alho em lâminas, e passe a abobrinha pelo ralador grosso.


Doure a cebola e  o alho.


Depois, refogue a abobrinha. Este é o momento de colocar o sal e os seus temperos preferidos, e mexer bem para que fique tudo distribuído uniformemente. Eu também costumo colocar um pouquinho de água (um dedo de um copo comum), para ela não queimar e ficar um pouco mais macia.


Quando a abobrinha estiver refogada, adicionar o molho de tomate, e manter em fogo baixo. Vale a pena deixar no fogo até a hora de colocar sobre a massa, porque isso vai ajudar o queijo a derreter!


Neste meio tempo, cozinhe e escorra a massa.


Coloque a massa em uma travessa, distribua o molho uniformemente por cima e cubra tudo com queijo parmesão (ralado na hora, de preferência).


Deixe descansar uns dois minutinhos (para o queijo derreter) e sirva com um bom vinho! Nós escolhemos um chileno, Caliterra Malbec Tribute, safra 2006 (e logo a gente faz um post sobre ele, também).


É isso aí!
Espero que gostem. Vocês estão sempre convidados para mandar suas impressões, sugestões e contribuições.
Ah, e eu sei que há alguém que vai dizer que é um absurdo dar um nome tão afrescalhado para uma receita feita com molho de saquinho e comida de porco (é... tem gente que fala que abóbora é comida de porco). Mas isso tudo é uma prova de que usar bem as palavras pode fazer diferença, às vezes... e de que as pessoas desavisadas se impressionam com muito pouco, outras tantas vezes... ou, então, de que mesmo com o pouco dá pra se fazer o razoável, em outras inúmeras ocasiões...!!!   :)
Um abração,

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário