segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pão Italiano

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Com esse friozinho que se anuncia, o aroma de pão quentinho saindo do forno ganha notas especiais!
O meu pai, em visita à minha casa, em Londrina, resolveu, então, dividir a receita dele de pão italiano (que vai casar muito bem com a receita de fondue de queijo que minha irmã preparou e que também vem pro blog).
Ele garante que a receita é fácil de se fazer, e eu garanto que o resultado é impressionante!
Vamos lá!



Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
600ml de água
200g de queijo provolone picado
200g de peito de peru defumado
30 g de fermento biológico
1 colher de sopa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
2 colheres de sopa de ervas finas



Modo de Fazer:

Unte uma assadeira grande. Bote fé no grande (os pães vão crescer um bom tanto). Para untar, utilize margarina na base e polvilhe farinha de trigo por cima.
Em um recipiente grande, coloque a farinha de trigo, o provolone picado, o peito de peru defumado picado (você pode trocar por linguiça defumada, se preferir) e as ervas finas. Misture tudo e reserve.


Ponha a água para esquentar. Preste atenção: a água não pode ferver (para não matar o fermento); o ideal é que ela fique a aproximadamente 70ºC. Retire meio copo dessa água, e dissolva o fermento, adicionando o açúcar.


Junte a água com o fermento e o açúcar dissolvidos na mistura que você tinha reservado, e mexa bem.


Em seguida, acrescente o restante da água, e continue mexendo, até formar uma mistura razoavelmente homogênea. Acrescente o sal e bata bastante a massa (pense em alguma pessoa que mereça, e soque bem a massa; isso garante que a massa vai crescer do modo ideal, e também pode lhe render uns músculos a mais).


Reparta a massa em duas partes iguais (isso vai garantir que o pão asse de forma adequada, pode acreditar), e deixe a massa "descansar", já na assadeira (afinal ela apanhou um tanto), por 40 a 50 minutos (até que a massa cresça, e isso vai depender da temperatura ambiente).



Coloque no forno pré-aquecido e ajuste a temperatura para 260 a 280ºC (geralmente, a temperatura "média alta"), até ficar dourado (isso leva quase uma hora, mas também varia de um forno para outro).


Ele fica delicioso, e nem precisa de acompanhamentos. Mas você também pode servir com os patês que preferir, por exemplo. Nós o cortamos em cubinhos, e utilizamos num delicioso fondue de queijo, cuja receita (conforme já prometido lá em cima) vem logo mais para o blog!

É isso aí, pessoal!
Esperamos que vocês gostem.
Se dois pães forem muito para você, mande um lá pra casa! ;)
Comentem, sugiram, divulguem e tudo mais; enfim, participem!
Abração,

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário