sexta-feira, 11 de julho de 2014

Arroz Vermelho com Frango e Abobrinha


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é de arroz, e esse é o diferencial!
Isto porque nós utilizamos arroz vermelho integral, o que garante um colorido especial e uma textura diferente ao prato.
O arroz vermelho já foi o único consumido no Brasil; depois a sua produção chegou a ser proibida pela Coroa Portuguesa (que queria impulsionar a produção do arroz branco, o que demonstra que não é de hoje o nosso fetiche pela criação de leis para todos os aspectos imagináveis da vida); resistiu em algumas regiões do sertão nordestino (onde é servido, tradicionalmente, empapado, acompanhado de feijão de corda) e recentemente tem sido reapresentado à gastronomia de outras regiões. Um pouco mais da história do arroz vermelho pode ser conferida nesse interessante link.
Vamos à nossa receita!


Ingredientes:

1 xícara de arroz vermelho
250g (1/2 peito) de frango
1 abobrinha pequena ralada grossamente
1/2 cebola picadinha
3 dentes de alho picadinhos
sal temperado


Modo de Fazer:

O primeiro passo é desfiar o frango.
Nós usamos a seguinte sistemática: coloque o frango na panela de pressão, com uma quantidade boa de água (você vai usar essa mesma água, depois, para cozinhar o arroz, também) e sal temperado (ou sal e os temperos de sua preferência). Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Tire o frango da pressão (lembre de reservar a água do cozimento) e use dois garfos para desfiar. Reserve o frango.


Em uma panela antiaderente, refogue a cebola e o alho. Quando estiverem levemente dourados, junte o arroz e vá mexendo, para que ele absorva os líquidos que estão na panela.



Em seguida, acrescente o frango, e mexa mais um pouco.
Logo a seguir, acrescente água para cozinhar o arroz.
Observação: essa fase vai depender do tipo de arroz que você está usando e do tipo de panela, também. Como estávamos usando arroz integral, nós acrescentamos 4 xícaras do caldo em que o frango havia sido cozido, e fizemos o cozimento todo com panela fechada.



Quando a água estiver na altura do arroz (quase secando), confira se o arroz já está cozido (caso necessário, acrescente mais água); acrescente a abobrinha e acerte o tempero, se for o caso.



Espere a água acabar de secar. Está pronto!


É isso aí, pessoal!
Como dito no início, a textura e a cor do prato garantem um resultado diferente. O sabor também é muito bom.
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para ver outras receitas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades e das promoções que divulgamos por lá.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário