terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Risoto de Champignon com Açafrão e Cerveja


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é uma contribuição de minha amiga e colega de profissão, a Profa. Mariana Benini.
É um risoto muito interessante, que leva champignons, açafrão e cerveja.
Sobre o açafrão: o açafrão verdadeiro é extraído dos estigmas de flores; é usado na culinária mediterrânea desde a antiguidade (nas paellas, por exemplo); o de melhor qualidade é produzido, atualmente, no Irã; e é caro pra diabo. O açafrão que é utilizado nessa receita aqui é o "açafrão da terra", que é um nome que a gente dá à cúrcuma (uma planta da família do gengibre, que é o principal ingrediente do curry indiano).
Sobre a cerveja: eu sei que dá até pena, às vezes, jogar a cerveja em qualquer coisa, que não seja a goela; mas deixe de ser tão bêbado e utilize um pouquinho da sua cerva para fazer essa receita que, pelo jeito, fica deliciosa!
Como a gente já disse aqui algumas vezes, o modo de preparo da maioria dos risotos é bem parecido; o que os diferencia, em geral, são os ingredientes. Pois então, esse risoto é verdadeiramente diferenciado!
Apenas uma observação: as quantidades dos ingredientes são para 5 a 6 pessoas adultas. Se você for fazer para duas pessoas (que é a medida que a gente, geralmente, usa aqui no blog) faça as proporções!
Vamos lá!


Ingredientes:


1 pacote de arroz para risoto (Carnaroli ou Arbório) (1kg)
1 cebola
500 g de Champignon
1 tablete de manteiga
2 tabletes de caldo de galinha ou legumes (de sua preferência)
Açafrão em pó
1 garrafa de cerveja de trigo (Eisenbahn ou Klein ou a de sua preferência)
1 pacote de queijo ralado (parmesão)
100 gramas de queijo prato
1 pote de requeijão
Azeite
Sal a gosto


Modo de Fazer:


Pique as cebolas em pequenos pedaços e deixe reservado
Pique os champignons em 4 ou tamanhos menores, coloque em um pote, despeje parte da cerveja até que elas fiquem totalmente mergulhadas, despeje aproximadamente uma colher de sopa de açafrão em pó e misture, depois deixe reservado.

Caldo de Galinha ou de Legumes
Em uma panela ferva aproximadamente 1  ½ de água, e acrescente os dois tabletes de caldo de galinha ou legumes.

Champignons
Em outra panela, acrescente 1/3 do tablete de manteiga e uma pequena dose de azeite, e deixe aquecer
Acrescente os champignons e mexa-os, quando o líquido estiver secando, acrescente metade da porção de cebola picada, e mais 1 colher de açafrão em pó, mexa bem durante todo o processo, até que todo o líquido se evapore e fiquem apenas os champignons temperados.

Risoto
Em outra panela adicione 1/3 do tablete de manteiga,  2 colheres de sopa de azeite, aqueça a panela, logo após acrescente o restante da cebola, deixe-a fritar sem deixa-la escurecer, e acrescente logo após o arroz (sem lavar), mexa bem, até o ponto, acrescente a cerveja (quantidade suficiente para que cubra o arroz), e mexa bem.
Quando a cerveja tiver se evaporado, acrescente o caldo até que cubra o arroz aproximadamente 1 dedo acima, mexa bem, até que novamente necessite de mais  caldo, e faça esse procedimento por mais ou menos em  4 etapas, logo após a 4ª etapa de caldo, acrescente o champignon, mexa bem e novamente o caldo, até que precise novamente de caldo, logo após acrescente 1 colher de requeijão, e após mais caldo. Depois dessa etapa acrescente o sal a gosto (lembrando que muitos dos ingredientes já contém sal – comece com pouca dose e depois corrija) e por fim, quando o arroz estiver no ponto, acrescente mais um pouco do caldo, mexa bem até quase evaporar, e acrescente o queijo prato, desligue o fogo, mexa bem e acrescente 1/3 do tablete de manteiga (para dar brilho e sabor).  Logo após derretê-lo, sirva-o logo em seguida.
Importante: Lembre-se que em todas as etapas não deve deixar de mexer o arroz com seus ingredientes.




É isso aí, pessoal!
Fica registrado um agradecimento sincero à Mari!
Ela e todos os demais que já enviaram contribuições para cá também ficam, de certo modo, "convocados" a continuarem aparecendo!
Quem nunca mandou nada, também está sempre convidado: mande suas próprias receitas e resenhas sobre restaurantes, bares, vinhos, ingredientes, que a gente coloca aqui!
Para conferir outras receitas, veja o nosso índice, e curta a nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário