sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Renatu's Ristorante Italiano (Londrina-PR)


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje é uma resenha, sobre um lugar muitíssimo interessante aqui de Londrina - e que está com novo horário de atendimento, há algumas semanas.
Vale a pena lembrar, novamente, de início, que nossas resenhas são puramente subjetivas, e que têm o único intuito de dividir a nossa opinião amadora com o pessoal que visita o blog.
O restaurante que é objeto de nossas atenções hoje é o Renatu's Ristorante Italiano.
É realmente impressionante que, até um ano atrás, por aí, nós nunca tivéssemos ouvido falar desse lugar, até que um casal de amigos nos falou dele com uma grande animação.
Fomos conhecer, em uma noite qualquer, e já voltamos outras várias vezes!
Antes de prosseguir, vamos chamá-lo à realidade... Não espere um lugar muito sofisticado, nem um atendimento muitíssimo rápido ou formal... O que você vai encontrar é um lugar bem simples (que, na primeira vez que escrevemos sobre o lugar, chamamos de "quase espartano", uma denominação grega para um lugar italiano rsrs; mas que foi se tornando muito mais confortável com o tempo)... Mas rigorosamente limpo, e, de qualquer forma, por incrível que pareça, extremamente aconchegante! O atendimento é, também, bastante simples; mas muitíssimo simpático e bem intencionado!
Em síntese: a simplicidade, ali, não é descuido; mas parte da proposta!
Daqui para a frente, temos apenas palavras de elogio!



A experiência gastronômica no Renatu's começa com um couvert (pelo qual a casa não cobra) de pães especiais cobertos de gergelim, quentinhos, acompanhados de um molho feito a base de rúcula, coberto com um toque de catchup. O resultado é diferente e maravilhoso! Valeria a pena conhecer o lugar apenas por essa entrada, podem acreditar!


No dia em que tiramos a maior parte das fotos, pedimos um prato de Penne Pollo Funghi, um macarrão tipo penne, preparado com um molho a base de filé de frango em cubos, cogumelos paris e shiitake, queijo gorgonzola, alho, estragão, creme, parmesão, croutons e salsa. Indescritível... Basta dizer o seguinte: o equilíbrio dos sabores dos pratos que já experimentamos no Renatu's é simplesmente perfeito e surpreendente, e nós simplesmente não conseguimos identificar qual a mais saborosa das receitas que já provamos! Esqueça as massas com aquele sabor trivial que costumamos degustar mesmo nos mais famosos restaurantes italianos, e esteja preparado para uma aventura gastronômica realmente diferenciada, é isso. O prato serve bem um casal, e custa e os preços são bastante razoáveis.


Para acompanhar, desde a primeira vez pedimos uma porção da qual não conseguimos mais abrir mão: tomates grelhados na manteiga. O prato consiste em meia dúzia de metades de tomate grelhados na manteiga, que vêm com uma camada de tempero tostado, e que são simplesmente deliciosos. Como os pratos do Renatu's servem bem um casal, você pode até abrir mão dos tomates; mas pode acreditar, também, que vale muito a pena experimentar!


Em outras vezes que estivemos lá, provamos também o Penne Pollo Gamberetti (preparado com um molho a base de filé de frango em cubos, camarões, alho, pimenta, tomate, parmesão, croutons e salsa) e o Risoto Marinara (preparado com camarão, lula, salmão, mexilhão, polvo, alho, pimenta, parmesão, croutons e salsa), tudo sempre com a entrada dos pães especiais quentinhos acompanhados do molho a base de rúcula, e com os pratos principais acompanhados pelos tomates grelhados na manteiga.


Nessa última vez em que estivemos lá, experimentamos duas novidades do menu: o Tagliatelle Castellammare (com camarão, pimenta biquinho, espinafre, alho, pesto e parmesão) e o Tagliatelle 3 Formagio (com frango em cubos, parmesão, gorgonzola e mussarela de búfala). São pratos que o Cheff desenvolveu para o dia dos namorados, e que decidiu incorporar ao cardápio permanente. Como sempre, deliciosos!



A casa também tem algumas opções ainda mais em conta, como o Penne Pancetta Arrabiata (preparado com bacon, alho, pimenta, tomate, parmesão, croutons e azeitona preta) o Spaghetti Carbonara (preparado com bacon, creme branco, parmesão, croutons e salsa) e o Spaguetti Bolonhesa (com carne moída preparada com tradicional molho de tomate italiano, parmesão, croutons e salsa).

Também o Risoto Verde (arroz italiano, pimentões, ervilha, cogumelos, pesto, rúcula, parmesão, croutons e salsa) e o Risoto Paesana (com filé de frango em cugos, cogumelos, creme, parmesão, croutons e salsa).
E ainda Spaguetti Pollo Pesto (com filé de frango em cubos, creme, manjericão, tomate seco, parmesão, croutons e salsa), Spaguetti Meat (com tiras de contra filé, cebola, alho, pimenta, vinho branco, tomate, salsa, parmesão e croutons), Spaguetti Contradina, com bacon crisps, cebola, alho, pimenta, batata doce em cubos, vinagre balsâmico, salsa, parmesão e croutons), Penne Pollo Creme (com bacon, frango, pimentões vermelhos e amarelos, creme branco, parmesão, estragão e salsa, finalizado no forno), Penne Alla Vezuviana (com molho de tomate, manjericão fresco, mussarela de búfula, parmesão, croutons e salsa, também finalizado no forno), Contra-Filé na Manteiga (com alho, tomate grelhado, batatas e molho barbecue), Nhoque à Bolonhesa (nhoque de batata com molho bolonhesa, parmesão, salsa e croutons, finalizado no forno) e Lasagne (com molho bolonhesa, queijo, parmesão e croutons, também finalizada no forno).
O Renatu's também trabalha com hamburguers especiais, e ainda há opções de saladas (caesar com ou sem frango), de sopas (que variam conforme o dia), de sobremesas diversas (inclusive sorvetes italianos especiais, artesanais e deliciosos - peça para experimentar o sorvete de pistache ou o de chocolate com whisky, e eu tenho certeza de que você sairá encantado, ou ainda o sorvete de tomate e manjericão, e você se surpreenderá) e bebidas (refrigerantes e cervejas em lata, sucos naturais, e vinhos argentinos, chilenos, espanhóis e italianos  - aliás, a casa renovou recentemente sua carta de vinhos, e há opções bem interessantes, com preços convidativos).
Se você estiver em dúvida sobre o prato ou sobre o vinho, ou sobre como harmonizar uma coisa e outra, não perca a chance de pedir uma dica ao Luís Eduardo, que é sempre extremamente simpático e sempre tem dicas interessantíssimas para dar.

O Renato trabalha em uma cozinha tipo italiana (sem ironia rsrs), com balcões, e você pode ver ele trabalhando a partir de quase todos os pontos do restaurante, o que é, também, bastante interessante. Quando ele não estiver preparando nenhum prato, você poderá vê-lo indo às mesas e conversando com seus clientes, de forma muito simpática: "Oi, tudo bem? Eu sou o Renato! É a primeira vez que você vem aqui? Como está a comida?".


O restaurante não conta com estacionamento próprio, mas é bem fácil encontrar vagas ali naquela região.
A casa fica localizada em Londrina-PR na Rua São Vicente, 715 (esquina com a Rua Piquiri), e funciona de sexta a domingo, das 19:00h as 23:00h. A grande novidade é que agora a casa também abre aos domingos no almoço, das 11:00h as 15:00h. Aceita cartões de crédito. Os contatos para reservas e informações podem ser feitos por meio dos telefones (43) 3329-0070 e 9979-7013.

Desde que fui ao restaurante a primeira vez, tenho conversado com muitas pessoas que não conhecem o Renatu's, o que é realmente surpreendente, porque ali está uma comida deliciosa, em um clima aconchegante, por preços bastante razoáveis. Todo mundo que se animou a ir acabou elogiando depois, é impressionante!

Nós esperamos que esta resenha seja de alguma forma útil para quem estiver procurando informações sobre o Renatu's em particular, e também, em geral, para aqueles que estiverem simplesmente procurando um bom lugar para comer em Londrina.
Como sempre, ficam todos convidados a participar, enviando suas críticas e sugestões, e também suas próprias receitas e resenhas. A gente edita e coloca aqui.

Para ver outras resenhas e receitas, dê uma olhada no nosso índice e também visite nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

4 comentários:

  1. Sugestão, sou frequentador do Renatus, prove o nhoque e o filé dele fantastico

    ResponderExcluir
  2. Tive a oportunidade de provar sua massa em um dia de folga do Renato e acreditem, ele faz maravilhas mesmo quando não está em seu restaurante.

    ResponderExcluir
  3. Lugar familiar e limpo! Comida excelente! Exelntente atendimento, sorvetes saborosos.
    Definitivamente voltarei mais vezes e recomendo !

    A Azevedo.

    ResponderExcluir
  4. Vale também mencionar os sorvetes artesanais, que são uma atração à parte! Chocolate com whisky, gorgonzola (!!!), "cracamel" (cravo, canela e mel)... são várias e igualmente ótimas opções. Mais de uma vez já fui ao Renatu's só pra tomar sorvete, e sempre valeu a viagem.

    ResponderExcluir