segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Torta de Frango


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é de uma torta de frango tão simples de se fazer que nem dá muito pra acreditar no quanto ela fica gostosa (mas podem botar fé: fica boa demais)!
A massa foi uma sugestão da mãe da Dani. É muito fácil de se fazer, e o resultado é leve e delicioso.
O recheio foi feito a partir de um "reaproveitamento"...
A gente tinha comprado um frango assado (que estava delicioso, diga-se de passagem). O que sobrou a gente desfiou e reservou para fazer o recheio dessa torta. Aí juntamos ervilha, palmito e molho de tomate (este último, para garantir que a consistência ficasse pastosa, e para que não ficasse tudo muito seco) e eis que, no final das contas, ficou tudo muito gostoso!
Vamos à receita!


Ingredientes:

Para a massa:
3 ovos
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
sal a gosto

Para o recheio:
500g de frango cozido desfiado
1 lata de ervilha
1/2 vidro de palmito picado
1/2 lata de ervilha em conserva
3/4 sachê de molho de tomate
1/2 cebola em cubinhos
mussarela ralada grossamente
alho picado
sal


Modo de Fazer:

Refogue a cebola e o alho em um fio de óleo (primeiro a cebola, até ficar transparente, depois junte o alho e refogue até ambos estarem dourados).


Adicione o frango, a ervilha e o palmito, tempere com sal e tampe a panela até tudo estar aquecido (algo em torno de 2 a 3 minutos). Neste ponto você já pode temperar o recheio, também. Como, no nosso caso, a gente já estava trabalhando com um frango temperado e tudo mais, preferimos adicionar apenas um fio de shoyu, ao invés de sal.



Adicione o molho de tomate, misture bem para ficar uniforme, quando começar a borbulhar apague o fogo e reserve.



Coloque todos os ingredientes da massa em um liquidificador e bata bem. Nesse processo, você pode precisar desligar o liquidificador para, com a ajuda de uma colher, dar uma desgrudada de pedaços de farinha que porventura tenham aderido à superfície do copo (neste caso, ligue depois o liquidificador novamente, e bata bem). Quando a mistura estiver uniforme, desligue o liquidificador.

Espalhe uniformemente uma camada da massa (ela ainda estará em forma bastante líquida, o que é normal) no fundo de um refratário untado com manteiga (a maior parte da massa deve ficar para a parte superior).


Por cima, espalhe delicadamente o recheio (é bom ter cuidado nessa fase, para que o recheio não tome o lugar da massa, no fundo).


Cubra com a mussarela ralada.


Por cima, espalhe uniformemente o restante da massa (você pode usar uma colher para ajudar na uniformização, se for o caso).


Leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média-baixa (em torno de 200ºC), por 40 a 50 minutos (a partir dos 40 minutos, comece a verificar; quando a massa estiver dourada está bom para tirar do forno).


E está pronto, rapazeada!



E fica, realmente, uma delícia!
A massa é muito leve, muito fácil de fazer, e fica muito boa com uma série de recheios (aqui a gente só deu uma sugestão). Uma outra possibilidade que já testamos, por exemplo, levou recheio de carne moída refogada com abobrinha e cenoura raladas. Ficou muito gostoso, também.
Nós servimos a torta com molho de pimenta, mostardas clara e escura e catchup.
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para mais receitas, dêem uma olhada em nosso índice e também passem na nossa fanpage para curtir e ficar sempre a par das receitas que vêm para cá!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

3 comentários: