sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Pirão de Peixe


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é um complemento da receita anterior (peixe ao molho de tomates pelados e leite de coco)!
Esse pirão foi preparado pelo meu pai (que sempre fez excelentes pirões), usando a cabeça e a cauda do peixe usado naquela receita lá!
O pirão, aliás, é um prato muito interessante (e típico da gastronomia brasileira) - a origem remonta à cultura indígena, de onde a receita herdou o nome.
O mais tradicional é que o pirão seja feito com caldo de peixe, mas também é possível prepará-lo com o caldo do cozimento de carne, frango, camarão, mariscos, ou ainda de legumes, feijão, e por aí vai!
Também é possível variar na espécie de farinha de mandioca (e no Brasil há farinhas de mandioca em profusão). Lembro-me, por exemplo, das farinhas cruas de Morretes (que são servidas com o barreado), e das "farinhas d'água" do norte do País!
Vamos logo à receita!   


Ingredientes:

Cabeça e cauda de peixe (no caso, um "peixe palmito" de pouco mais de um quilo)
1 litro de água
4 colheres de sopa de farinha de mandioca crua
alho
cebola
azeite
sal
cheiro verde



Modo de Fazer:


Cortamos o peixe em postas, separamos a cabeça e a cauda e colocamos para ferver em 1 litro de água em fogo baixo por 30 minutos, deixando esfriar dentro desta água. Coamos a água e juntamos a carne desfiada da cabeça e da cauda do peixe. Em um copo grande, dissolvemos em água fria 4 colheres de sopa bem cheias de farinha de mandioca crua e fina (as de Santa Catarina são as mais finas que conhecemos).


Colocamos a panela com a água do peixe para ferver novamente. Em uma frigideira fritamos em azeite alho e cebola picados; acrescentamos sal temperado e despejamos tudo na panela já com a água fervendo, acrescentando tomate pelado e picado. Em seguida acrescentamos a farinha de mandioca dissolvida em água fria até ficar na consistência do pirão, mexendo com colher de pau até levantar novamente fervura.



Desligamos o fogo e acrescentamos cheiro verde a gosto (salsinha, cebolinha e coentro picados). Pronto! Se estiver frio, um vinho branco será um bom acompanhamento...


É claro que um arroz branco bem soltinho, uma salada verde e um peixe frito ou em molho também ajudam... 

É isso aí, pessoal!
Fica, realmente, muito gostoso (e, para mim, tem sabor de infância)!
Quando ouço falar de pirão lembro sempre de duas situações: os pirões maravilhosos que meu pai sempre fez (desde que me conheço por gente, pelo menos) e os almoços em família às margens do Rio Grande (onde também sempre foi servido um delicioso pirão, como acompanhamento de um filé de tilápia a milanesa que é de deixar saudade)!
Como sempre, estão todos convidados a participar! Mandem suas receitas, que a gente edita e coloca aqui (e para quem já mandou e a receita ainda não veio pra cá, pedimos um pouquinho só de paciência, porque as coisas andam corridas)!
Para ver outras receitas, dê uma passadinha no nosso índice!
E também passem na nossa fanpage do facebook para curtir!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"    

Nenhum comentário:

Postar um comentário