Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é um complemento da receita anterior (peixe ao molho de tomates pelados e leite de coco)!
Esse pirão foi preparado pelo meu pai (que sempre fez excelentes pirões), usando a cabeça e a cauda do peixe usado naquela receita lá!
O pirão, aliás, é um prato muito interessante (e típico da gastronomia brasileira) - a origem remonta à cultura indígena, de onde a receita herdou o nome.
O mais tradicional é que o pirão seja feito com caldo de peixe, mas também é possível prepará-lo com o caldo do cozimento de carne, frango, camarão, mariscos, ou ainda de legumes, feijão, e por aí vai!
Também é possível variar na espécie de farinha de mandioca (e no Brasil há farinhas de mandioca em profusão). Lembro-me, por exemplo, das farinhas cruas de Morretes (que são servidas com o barreado), e das "farinhas d'água" do norte do País!
Vamos logo à receita!
Ingredientes:
Cabeça e cauda de peixe (no caso, um "peixe palmito" de pouco mais de um quilo)
1 litro de água
4 colheres de sopa de farinha de mandioca crua
alho
cebola
azeite
sal
cheiro verde
Modo de Fazer:
Cortamos o peixe em postas, separamos a cabeça e a cauda e colocamos para ferver em 1 litro de água em fogo baixo por 30 minutos, deixando esfriar dentro desta água. Coamos a água e juntamos a carne desfiada da cabeça e da cauda do peixe. Em um copo grande, dissolvemos em água fria 4 colheres de sopa bem cheias de farinha de mandioca crua e fina (as de Santa Catarina são as mais finas que conhecemos).
Fica, realmente, muito gostoso (e, para mim, tem sabor de infância)!
Quando ouço falar de pirão lembro sempre de duas situações: os pirões maravilhosos que meu pai sempre fez (desde que me conheço por gente, pelo menos) e os almoços em família às margens do Rio Grande (onde também sempre foi servido um delicioso pirão, como acompanhamento de um filé de tilápia a milanesa que é de deixar saudade)!
Como sempre, estão todos convidados a participar! Mandem suas receitas, que a gente edita e coloca aqui (e para quem já mandou e a receita ainda não veio pra cá, pedimos um pouquinho só de paciência, porque as coisas andam corridas)!
Para ver outras receitas, dê uma passadinha no nosso índice!
E também passem na nossa fanpage do facebook para curtir!
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário