quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cuscuz Marroquino com Frango e Molho de Iogurte


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é mais uma contribuição de minha irmã, a Paula, que sempre que pode também manda alguma ideia interessante para cá!
Desta vez o prato é um cuscuz marroquino realmente delicioso!
A gente já tinha trazido a ideia básica de couscous marroquino para cá há um bom tempo.
Na época, nós preferimos manter a grafia francesa (o prato é muito comum na França, por conta do grande número de imigrantes do norte da África). Hoje a Paulinha trouxe para o blog a grafia em Língua Portuguesa, e nós decidimos mantê-la!
De fato, o prato ganha uma série de nomes ao redor do mundo, a partir do que parece ser o original, no idioma berbere: seksu (no próprio Marrocos, por exemplo, é chamado de kesksu.
De qualquer forma, o que mais importa não é o nome (pelo menos não para os fins deste blog)!
Vamos, assim, ao que realmente importa!


Ingredientes:

Cuscuz
1 caneca (300 g) de cuscuz marroquino
1 pimentão vermelho em tiras pequenas
Cebolinha
Dill (eu usei seco, mas tem no mercado junto com a cebolinha)
200 g de ervilha congelada
Azeitonas pretas
2 colheres de azeite
40 g de queijo feta (para baratear eu troquei o feta por casablanca - de cabra - em cubinhos)

Frango
2 filés de frango
1 colher de chá de orégano
Pimenta vermelha seca
1 limão siciliano
Azeite

Molho
1/2 pepino
250 g de iogurte natural
1/2 limão siciliano
1/2 maço de hortelã fresca


Modo de Fazer:

Coloque o cuscuz para hidratar com um pouco menos da mesma medida dele em água fervendo, acrescido de uma pitada de sal e um fio de azeite. Deixe abafado por 8 minutos e depois solte com um garfo.

Enquanto isto coloque os peitos de frango em um papel manteiga (eu usei papel alumínio), tempere com sal, pimenta, orégano e a casca do limão siciliano finamente ralada. Enrole o papel sobre ele e esmague com um rolo até deixar ele fino e com o tempero melhor incorporado (deixe descansar por 5 minutos).

Aproveite este tempo para fazer o molho, ralando o pepino em um ralo grosso. Depois de ralado, polvilhe sal no pepino e esprema bem com as mãos para tirar o excesso de liquido. Coloque o pepino em um vasilha e junte o iogurte, o suco de meio limão siciliano, as folhas de hortelã finamente picadas e um pouco de sal. Misture e deixe na geladeira enquanto termina o preparo.

Frite o frango em uma frigideira com 2 colheres de azeite, virando algumas vezes para dourar por igual. Ao final, corte em tiras.

Escalde as ervilhas. Retire as sementes e a parte branca do pimentão e faça tiras com ele (eu não usei o pimentão todo). Em uma frigideira, coloque o pimentão no azeite e esquente até que ele murche um pouco, junte as ervilhas e misture, aguardando menos de 1 minuto, junte a azeitona, a cebolinha e o dill. Desligue o fogo e junte o cuscuz, misturando até que esteja totalmente incorporado.

Arrume uma travessa com a mistura do cuscuz, colocando por cima as tiras de frango e os quadradinhos de queijo (se usar feta, desmanche ele e distribua por cima). Sirva com o molho à parte.


Fica muuuuuuito bom!!!

É isso aí, pessoal!
Confesso que o dia que via fotografia dessa receita (que minha irmã fez questão de mandar pelo whatsapp), tive que segurar as lágrimas de inconformismo! Menina atrevida (rsrs)!
Não tem como duvidar de que fica uma verdadeira delícia, né?
Fica registrado o agradecimento à Paula, que sempre contribui para que o blog tenha receitas diferentes e interessantes!
E também ficam todos convidados a mandar suas próprias contribuições (seria interessante que alguém mandasse receitas de doces e saladas, por exemplo, porque a gente tem uma carência confessa nessas áreas, e em muitas outras)!
Para ver outras receitas, visite nosso índice!
E também passem na nossa fanpage do facebook para curtir e ficar sempre a par do que está acontecendo por aqui!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário