sexta-feira, 3 de maio de 2013

Parada Obrigatória: acompanhamentos para um lanche profissional


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Para nossa sorte, o Leandro Gomes Maikuma, o Totti, que foi proprietário do "Parada Obrigatória Lanches" ficou animado com aquele post anterior, no qual ensinou os segredos de um lanche profissional, e resolveu contar os truques do molho de pimenta, que, até então, só de sacanagem, tinha resolvido guardar para si mesmo!
De quebra, o Totti ainda resolveu revelar uma receita que foi testada e aprovada, mas que permaneceu inédita mesmo para o público do "Parada Obrigatória"; uma maionese de gergelim torrado ao alho. Imaginem só! Ou melhor, não fiquem só na imaginação, e testem a receita!
Por minha própria conta, resolvi incluir novamente a receita da famosa maionese verde, para poder ter esses deliciosos acompanhamentos todos em um post só.
Vamos às receitas!


"Thiagão, segura essas agora:

Molho de Pimenta:

Cozinhar 1 cenoura grande, 1 tomate grande e 1 cebola grande.

Bata no liquidificador: 1 maço de salsinha, 1 maço de cebolinha, 2 dentes de alho (tirar aquela parte branca do meio que alivia bem o bafo), 1 sazon amarelo, a cenoura o tomate e a cebola cozidos e escorridos.

Acrescentar 2 copos de vinagre e 1 de azeite, caso não fique no ponto para passar pelo bico da bisnaga acrescente vinagre e azeite na mesma proporção.

1 colher de sopa de sal e por fim pimenta dedo de moça a gosto, retirar a semente e o talo.


Maionese de gergelim torrado ao alho:

É igual a maionese verde, mas, você usa 1 chícara pequena de café com gergelim torrado.

Bate no liquidificador 1 copo de leite, 1 colher de sopa de sal, 50 ml de mostarda Hemmer, 2 dentes de alho sem o miolo branco e uma xícara pequena de café com gergelim torrado, este molho merece óleo de canola em fios, importante que nesta receita não só o leite, mas o óleo também deverá estar gelado.

Bata no liquidificador mexendo com uma colher no sentido anti-horário até dar o ponto, e assim que ficar uma pasta cremosa que gruda na colher, pare de colocar óleo e termine de dar o ponto somente na colher, senão ela desanda e você perde tudo.

Grande abraço."

Como eu havia prometido, segue novamente a receita da própria maionese verde!

"Ingredientes: 1 lata de 900 ml de óleo de sua preferência (por questões capitalistas eu usava de soja); um maço de salsinha e um de cebolinha frescos; 1 medida de copo americano com leite gelado integral; 50 ml de molho de mostarda (Hemmer); 1 colher de sopa de sal.
Modo de preparo: bata no liquidificador a salsinha, cebolinha, mostarda e sal até virar um líquido uniforme verde, depois acrescente fios de óleo aos poucos e mexa com a colher no sentido contrário da rotação (velocidade média) bem devagar, aliás, sempre que formar uma camada de óleo por cima pare e mexa até ficar uma pasta verde, depois coloque óleo novamente, o ponto ideal é ficar parecendo a consistência de um manjar, você pode encher uma colher e virar de ponta cabeça, tem que ficar grudado."


É isso aí, pessoal!
Desta vez, excepcionalmente, o post não tem nenhuma fotografia.
Mas está tudo bem explicadinho, e o professor da vez entende muito do assunto, haja vista ter cuidado pessoalmente da preparação dos lanches, no "Parada Obrigatória", do qual foi proprietário.
E vamos que vamos!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Aliás, o Totti e todos os demais que já contribuíram com receitas e dicas ficam convocados a continuar nos dando uma mão, para trazer coisas diferentes pra cá!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário