terça-feira, 7 de maio de 2013

Camarão ao Catupiry


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Eu sou um verdadeiro fã dos frutos do mar, e gosto especialmente de preparar camarão, tanto pelo sabor quanto pela facilidade de trabalhar com esse delicioso crustáceo.
No Brasil, são famosos receitas que apresentam o camarão com um sabor um tanto marcante, como é o caso do camarão à baiana, do bobó de camarão e do camarão ao bafo, por exemplo.
A proposta de hoje é apresentar o camarão em um prato de sabor um pouco mais suave e delicado - o que é garantido pelo molho branco e pelo catupiry.
Aliás, a palavra catupiry (termo de origem tupi, que significa "excelente") designa uma marca (produzida industrialmente, em São Paulo, desde 1949, a partir da receita que era fabricada em Minas Gerais artesanalmente desde 1911). Acontece que o catupiry tinha uma formulação até então tão peculiar, que o termo acabou designando, em geral, os requeijões de tipo mais cremoso que passaram a ser produzidos no Brasil desde então.
Vamos logo à receita!

Ingredientes:

500g de camarão pré cozido
1 copo de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
1/2 caixinha de creme de leite
1 cebola pequena cortada em cubinhos
3 dentes de alho espremidos
1 colher de sopa de manteiga
requeijão tipo catupiry
batata palha
sal


Modo de Fazer:

Tempere, com meia hora de antecedência, os camarões com sal (vale lembrar que eu costumo utilizar um sal temperado, preparado pelo meu pai) e um fio de azeite (não utilize limão, no tempero, porque não combina com os demais ingredientes que compõem a receita).
Duas observações: a) se os camarões ainda não estiverem pré cozidos, você pode colocá-los em uma panela e cobri-los com água em temperatura natural; leve ao fogo bem baixo e, quando levantar fervura, apague o fogo e escorra; b) utilize camarões sem casca para esta receita.

Derreta uma colher de sopa de manteiga, em uma panela, e coloque a cebola para dourar.


Quando a cebola estiver ficando dourada, adicione o alho, e vá mexendo, para que ele refogue sem grudar.


Em seguida, adicione o leite, com o amido de milho já dissolvido. Outra observação: eu, que não costumo beber leite, utilizo leite em pó; coloco 250 ml de água em um medidor, e adiciono duas colheres de sopa de leite em pó e duas colheres de sopa de amido de milho, e já mexo tudo de uma só vez.


Como esse caldo engrossa bastante rápido, você precisará ir mexendo, para que não grude, até começar a borbulhar.
Quando começar a borbulhar, adicione os camarões.


Continue mexendo, de vez em quando, para que não grude no fundo, e deixe os camarões cozinharem nesse molho por 7 minutos.


Passado o tempo de cozimento, apague o fogo e adicione o creme de leite.


Mexa bem para deixar uniforme e acerte o sal, se necessário. Está feito um camarão ao molho branco!


Agora vamos à fase da montagem da receita que nos propusemos a fazer.
Coloque o camarão com molho branco em uma travessa.
Por cima, distribua generosamente requeijão tipo catupiry. Aqui, mais uma observação: facilita enormemente o trabalho utilizar o ingrediente em sachê!




Por fim, cubra tudo com batata palha.


Está pronto!
Fica uma delícia!
Nós servimos este prato acompanhado, simplesmente, de arroz branco.


Acredito que vale muito a pena experimentar esta receita, por pelo menos dois motivos...
O primeiro é que o camarão em molho branco apresenta um sabor todo delicado (bastante diferente dos resultados alcançados com outros molhos mais comuns, como o molho vermelho, por exemplo). O segundo é que o catupiry confere um toque bem diferenciado ao resultado final, que ainda ganha uma crocância interessante com o complemento da batata palha.
Espero que vocês gostem!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário