segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ostras ao Requeijão


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Dando uma olhada geral no blog, acho que dá pra perceber que eu sou um grande fã de ostras, né? :)
Pra falar a verdade, depois de ter escrito isto eu fui conferir e vi que tem uma receita de ostras gratinadas meio antiga que ainda está na fila pra vir pra cá...
Assim, a cozinha da minha casa continua sendo prova maior do que o blog do quanto gosto das tais ostras!
De qualquer forma, como, mesmo um tanto longe do litoral, consigo sempre ostras frescas de boa qualidade, acabo matando a vontade de vez em quando!
E aí é bem provável que alguns de vocês perguntarão "mas onde, afinal de contas, ele encontra ostras frescas em Londrina?".
Pois bem, eu compro as ostras lá na Peixaria do Mercado Shangri-lá. A unidade custa R$ 1,50 (valor em novembro de 2012), e a remessa semanal chega na quinta-feira.
A receita de hoje é, muito provavelmente, a mais simples que já fiz com ostras; mas, ATENÇÃO, é, também, a mais deliciosa - ou seja, vale mesmo a pena!
Vamos logo a ela!


Ingredientes:

20 ostras frescas
1 copo de requeijão
parmesão ralado
sal




Modo de Fazer:

O início da receita é idêntico ao que já expusemos aqui quando ensinamos a fazer ostras com provolone e parmesão, até o ponto em que as ostras estão "ao bafo".
Lave as ostras, para retirar as impurezas das conchas. Ponha as ostras todas em uma panela, cubra de água fria, coloque um pouco de sal, e leve ao fogo baixo, com a panela aberta. Esse procedimento é para que as ostras abram as conchas. O fogo baixo garante que ela não fique emborrachada.



Você precisará ter um pouco de paciência. A água vai levantar fervura e você ainda deixará as ostras um bom tanto lá dentro. Depende muito do número de ostras, mas eu calculo que ficará ferventando por uns 30 minutos ainda. Quando as ostras começarem a abrir (ainda que discretamente), estará ficando bom.

Nesta altura, estará bem mais fácil abrir as ostras. Tire as ostras uma a uma da água (enquanto mantém o fogo baixo aceso) e faça o procedimento de abertura (enquanto as demais ostras continuam na água). Você pode utilizar uma faquinha de cozinha para procurar o lugar onde estiver mais fácil inserí-la na abertura da ostra para forçar o afastamento das conchas. Se não estiver usando equipamento especial, utilize também um garfo de cozinha para fazer o apoio. Vá descolando todas as ostras e desgrudando o molusco da concha, descartanto a concha mais lisa por dentro, e reservando o molusco na concha mais côncava (que serve como recipiente para a fase de gratinar).

UMA OBSERVAÇÃO!
Se você preferir, pode servir as ostras desse jeito mesmo, já quando tira elas da casca, "ao bafo", com um limãozinho para temperar. Nesse momento, elas já estão cozidas, e não "ao natural".



Coloque todas as ostras nas respectivas conchas em uma assadeira. Sobre cada ostra, espalhe pelo menos uma colher de sobremesa de requeijão.



Por cima, polvilhe parmesão ralado.



Leve a assadeira ao forno pré-aquecido, a 180ºC, por aproximadamente 20 minutos, ou até que o requeijão esteja completamente derretido e o queijo esteja gratinado, quando as ostras estarão prontinhas para serem servidas!



O resultado é impressionante!



Esperamos que vocês experimentem e aprovem a receita!
Como sempre, estão todos convidados a participar, inclusive mandando suas próprias receitas e resenhas sobre lugares, bebidas, ingredientes e tudo mais.
Um abração,

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário