segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bar da Índia (Paranaguá-PR)

Olá, pessoal!
Tudo bem?
Hoje nós temos uma resenha, sobre um lugar sugerido pelo Leandro Gomes Maikuma, o "Totti", da A4 Negócios Imobiliários.
Segue a dica do lugar, nas palavras do próprio Totti:


"Lembro-me bem da ocasião, faz algum tempo mas com detalhes vou descrever uma experiência gastronômica a qual fui felizardo em viver no ano de 2009, durante as provas de um concurso público que fiz em Paranaguá – Pr.

Primeiramente conheci muito bem a cidade, pois como era de se esperar, não havia feito reserva em nenhum hotel e fui procurar uma vaga no dia em que cheguei, estava então na companhia de meu cunhado Diogão, e pertinho do Mercado Municipal conseguimos um leito em um hotel ½ estrela muito luxuoso.

O assunto do hotel tem muito haver com a história deste prato, pois, como o hotel era uma maravilha, além de não servirem café da manhã, não serviam almoço ou qualquer gênero alimentício, e o frigobar só tinha água, devido a isso tivemos que nos aventurar pela cidade em busca de alimento, sendo que na primeira noite comemos em um restaurante um PF com camarão. Já no segundo dia, encontramos outra pessoa na cidade que também era de Londrina e estava lá para a as provas chamado Daniel Hipóllito, e o mesmo sugeriu antes de almoçar, beber uma gelada no Mercado Municipal, onde encontramos um pequeno boteco de 15 m², com um balcão na porta, um freezer e um fogão 2 bocas, do lado de fora 6 mesas, e depois de umas 3 ou 4 garrafas perguntamos a um dos pescadores lá onde havia um restaurante por perto. Já de imediato ele nos perguntou: 'gostam de peixe e camarão?' ambos respondemos que sim, inclusive era o que queríamos almoçar, foi quando de imediato ele sugeriu: 'entra ali no mercado municipal, e peça Bagre do Mar e Camarão, depois trás aqui e pede pra Dona Índia fazer pra vocês.' Confesso que desconfiado, quase entrei por um lado do Mercado e saí pelo outro, mas nos convencemos que poderia ser bom, e assim o fizemos.

Fiquei bisbilhotando a forma com que a Dona Índia fazia os pratos, e primeiro ela nos serviu como tira-gosto uma porção de camarão frito na manteiga com um leve toque de alho, ao qual acompanhamos com uma cerveja gelada e estava espetacular, dentro de 40 minutos, ela chega com uma panela de pressão recém aberta, com o bagre do mar cortado de forma irregular em um caldo vermelho. Ao perguntar o que tinha ela respondeu que usava: tomate, alho, cebola bem picada, colorau, manjericão, óleo de soja e água cozidos em fogo alto na pressão (vi que ela fritou o alho com a cebola e colocou os pedaços de peixe, logo em seguida colorau, depois adicionou os outros temperos, água e fechou a panela), e recomendou, a melhor parte está perto da cabeça do peixe, que não tinha carne alguma, mas nos deixou entretidos por pelo menos 40 minutos.

Eu imaginava comer bem e barato naquele dia, e falo aos que estão lendo que, em 3, gastamos 10 reais para ela preparar o prato, e mais ou menos 30 reais para comprar o peixe e o camarão, o que saiu mais barato que o prato feito do dia anterior e nos proporcionou uma experiência gastronômica memorável.

Minha última visita ao bar da Índia foi em 2010, e continuava igual. A primeira vista parece um ambiente hostil, com velhos pescadores bêbados bebendo, mas na próxima oportunidade estarei lá novamente. Chegando ao mercado municipal, você vai para o lado que fica de frente ao novo aquário marinho, fica ao lado esquerdo da entrada do Mercado, uma portinha minúscula com uma TV LG de 14 polegadas próxima ao teto e uma flâmula do Mengão na parede. Recomenda-se ir de manhã, pois ainda tem os melhores peixes para escolher."


É isso aí, pessoal!
Pelo que eu pude entender, esse Mercado Municipal é o "Brasílio Abud", que, pelo que me consta, foi recentemente reformado, e fica na Rua General Carneiro, também conhecida, simplesmente, como "Rua da Praia".
Essa resenha do Totti me lembrou bastante das minhas aventuras pelo "Mercado do Peixe", no Mucuripe, em Fortaleza - um lugar imperdível, do qual acabareifalando aqui, uma hora qualquer!
Em suma: às vezes a gente acaba descobrindo uns lugares nos quais o estômago vence os olhos! rsrs
A gente espera que o post seja útil para quem for a Paranaguá!
Como sempre, vocês estão convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário