sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Lasanha de Presunto Parma


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é de uma deliciosa e diferenciada lasanha!
O jeitão diferente deste prato é devido, principalmente, a três ingredientes: o presunto parma, o queijo gorgonzola e o damasco seco.
O presunto parma (nome pelo qual é conhecido, aqui no Brasil, o prosciutto), é elaborado a partir da perna de suíno (geralmente de porco, mas também se encontra prosciuttos elaborados a partir da perna do javali), curada a seco, envelhecida e temperada, costumeiramente fatiada e servida sem cozimento prévio. O processo de cura se estende por algo entre nove meses e dois anos (dependendo do tamanho da peça).
O queijo gorgonzola, originário de uma localidade nos arredores de Milão que tem esse mesmo nome, é elaborado com queijo de vaca, e tem o sabor marcante devido à aplicação de fungos que conferem ao resultado veios verde azulados.
O damasco, por sua vez, é originário da China, mas foi introduzido na Europa, pelo que consta, ainda antes da Era Cristã, e chegou à América em 1920. É uma fruta de sabor delicado e bastante interessante. Os melhores damascos, atualmente, são produzidos no Paquistão, em um lugar chamado Hunza, onde se atribui ao consumo do fruto a alta longevidade e os baixos índices de câncer. Vai saber!
Vamos logo à receita!


Ingredientes:

500g de massa de lasanha pronta para ir ao forno
120g de presunto parma fatiado finamente
180g de queijo gorgonzola em pedaços
50g de damasco seco em pedacinhos
1/2 cebola em cubinhos
2 copos de leite
4 colheres de amido de milho
1 caixinha de creme de leite
azeite
sal


Modo de Fazer:

Coloque a cebola para refogar, em um fio de azeite.

Quando a cebola estiver transparente, adicione o damasco e deixe refogar por aproximadamente 2 minutos.


Em seguida, adicione o amido de milho, dissolvido no leite.


Já adicione, também, o queijo gorgonzola e o sal (lembre-se de que a massa de lasanha, geralmente já tem sal, o que também acontece com o queijo e o presunto, ou seja: o melhor é pegar leve no sal, que vai servir pra contrabalancear o doce do damasco e pra dar um gosto nos demais ingredientes, como o leite e o creme de leite). Vá mexendo bem, para o queijo derreter.


Quando o queijo tiver se incorporado ao molho e começar a borbulhar, apague o fogo, adicione o creme de leite, misture bem e reserve (o molho pode estar um tanto líquido ainda, não tem problema).


Em um refratário untado com azeite, coloque uma fina camada de molho no fundo.


Por cima, coloque a massa de lasanha, deixando espaço para ela crescer (eu costumo usar massa pronta para ir ao forno; se você comprar massa seca, passe previamente na água fervente e escorra, segundo as indicações do fabricante; uma hora qualquer a gente faz a massa em casa, também, e posta aqui no blog).

Por cima da massa, coloque fatias do presunto e regue com molho. Por cima, nova camada de massa, outra de presunto e mais uma de molho. Vá intercalando assim, até terminar com uma camada de massa, generosamente coberta com o molho restante (economize no molho intercalado, para sobrar molho suficiente; nesse processo, em geral, é suficiente uma concha cheia de molho em cima de cada fatia de massa que for intercalada, usando-se uma colher para espalhar o molho).




Leve ao forno pré aquecido, em forno médio, por 30 minutos.


Está pronto!


E fica uma delícia, pessoal!
Nesse dia, nós servimos a lasanha simplesmente acompanhada de um vinho bom e barato: um Concha y Toro Travessia 2011 (que combina uvas Cabernet Sauvignon e Merlot, e que é bastante interessante, por ter um sabor bem equilibrado e um preço bem acessível - uns R$ 20,00 a garrafa, na Mercearia Shiroma, no Mercadão Shangri-lá).


É isso aí.
Como sempre, estão todos convidados a participar, com dúvidas, críticas, sugestões e também com receitas e resenhas. É só mandar que a gente edita e coloca aqui.
Para conferir outras receitas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta a nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

3 comentários:

  1. Hum... fiquei com agua na boca !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Laise! Melhor do que admirar, só preparar e experimentar! Depois conta pra gente o que achou, certo? Um abração!

      Excluir
  2. Estou preparando exatamente agora. Estou na expectativa.

    ResponderExcluir