quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Caponata Siciliana


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é mais uma colaboração de meu professor e amigo Baleotti (que já tinha enviado para cá uma interessantíssima receita de salmão ao pesto de manjericão).
O Baleotti, pelo visto, é um cara que também gosta de se divertir na cozinha (e além do mais, também é chegado a uma gelada e a um vinhão decente). Está praticamente convocado a enviar sempre suas contribuições, e a fazer parte de um grupo permanente de colaboradores do blog!
A caponata é um prato típico siciliano, que leva sempre beringela, e que aí pode ser apresentada em uma série de variações (o que inclui possibilidades com tomates, alcaparras, castanhas, e até peixes e mariscos).
A versão apresentada aqui é a mais tradicional, bem explicadinha, com os toques do cheff.
Vamos lá!


Ingredientes:

1 abobrinha italiana de mais ou menos 400 g;
1 berinjela de mesmo peso; 
400 g de tomate;
400 g de cebola; 
manjericão; alecrim; e alho, o quanto baste. 


Modo de Fazer:

Tente encontrar a berinjela, a abobrinha, o tomate e a cebola, mais ou menos do mesmo diâmetro. 

Corte tudo em rodelas e vá montando uma fatia de berinjela, uma de abobrinha, uma de cebola e uma de tomate, colocando em pé em uma assadeira, formando camadas. 

Polvilhe com o alho bem picado, coloque azeite (bastante, que nunca é demais), o alecrim e o manjericão. Sal e pimenta do reino por último, o quanto entender adequado. 

Leve tudo ao forno, lento (não muito), sem papel alumínio e espere tudo assar. 

O resultado é o da foto. 
Sugestão: sirva com umas torradas de ervas e um belo vinho tinto.

É isso aí, pessoal!
A caponata siciliana é um excelente antepasto, e também é uma ótima dica para quando você quer receber amigos com um bom aperitivo.
Fica, novamente, registrado o agradecimento sincero ao Baleotti, pela colaboração.
Fica, também, sempre registrado o convite para que vocês todos mandem suas contribuições de receitas e resenhas sobre lugares, ingredientes, vinhos e tudo mais.
Para ver outras receitas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta a nossa fanpage para ficar sabendo das novidades!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário