terça-feira, 3 de setembro de 2013

Feijão


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Tem uma receita que está precisando vir aqui pro blog já faz um tempão: o tradicional feijão (até para fazer companhia à receita de arroz branco que veio pra cá logo no começo)!
O feijão é uma leguminosa nativa das Américas (Central e do Sul), que é bastante importante na agricultura e na alimentação de países ao redor do mundo (especialmente na América Latina e na África), e que é uma excelente fonte de proteína, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, carboidratos e fibras.
Há um sem número de variedades de feijão, sendo que se encontra mais presente, em alguns lugares, o feijão preto, e em outros (especialmente no nordeste) o feijão de corda e o feijão guandu, por exemplo.
A receita de hoje leva o feijão mais comum na minha região: o feijão "carioquinha".
Vamos lá!


Ingredientes:

1 xícara de feijão
2 folhas de louro
1/2 cebola cortada em cubinhos
2 dentes de alho fatiados
sal
óleo


Modo de fazer:

Escolha o feijão e lave bem. Depois, deixe o feijão de molho em 2 xícaras de água. É importante deixar o feijão de molho de um dia para o outro (se for fazer para o almoço) ou da hora do almoço para a noite (se for fazer para a janta), porque isso ajuda o caldo a alcançar uma consistência interessante. Se você não tiver tempo, um truque é ferver as duas xícaras de água e deixar o feijão de molho por meia hora.

Coloque o feijão (junto com a água que ficou de molho) em uma panela de pressão; adicione água até ficar dois dedos acima do feijão; junte as folhas de louro cortadas em quatro pedaços e um fio de óleo. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 40 minutos (você verá por aí gente falando em deixar a partir de 20 minutos, mas o caldo vai acabar ficando ralo, pode acreditar). Após este tempo, apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.


Enquanto isto, aqueça óleo em uma panela separada, e refogue a cebola. Quando a cebola estiver ficando transparente, junte também o alho, e deixe refogar por mais um minutinho. Em seguida, junte o sal (lembrando que eu uso o sal temperado preparado pelo meu pai, cuja receita ele está devendo há um tempão rsrs).


Abra com cuidado a panela de pressão. Acenda novamente o fogo, para ir engrossando o caldo, e vá usando uma colher de pau para amassar alguns grãos (o que também ajuda na consistência do caldo).



Adicione uma concha de feijão na panela onde está refogando a cebola e os temperos, mexa bem e devolva tudo para a panela do feijão.



Mexa bem, para deixar o tempero distribuído uniformemente.
Tá pronto!


E fica uma delícia, pessoal!
Para falar a verdade, durante muito tempo fazer feijão foi um grande mistério, para mim.
Já tinha ouvido falar em um sem número de truques, e nada dava certo. O feijão ficava sempre aguado. Uma tristeza.
Seguindo esses passos todos aí, deu muito certo, e a receita já foi repetida um tanto de vezes, sempre com sucesso.
No dia em que tiramos as fotografias, nós servimos o feijão com aquele arroz com macarrão cabelo de anjo, e com uma linguicinha acebolada. Uma delícia.


Quatro dicas nossas: a) se você não tiver como deixar o feijão tanto tempo de molho, ferva uma caneca de água e deixe ele de molho por meia hora nessa água quente, também funciona; b) experimente adicionar, na hora de cozinhar o feijão, uma colher de sopa bem cheia de curry indiano, fica muito interessante; c) ao invés de fritar alho e cebola separadamente, para facilitar você pode colocar o alho e a cebola para cozinharem junto com o feijão; d) experimente adicionar, depois que o feijão já estiver cozido e o fogo apagado, um fio generoso de azeite, que também dá uma diferenciada no sabor!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para conferir outras receitas, dê uma olhada no nosso índice!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Um comentário:

  1. Puxa eu nunca aprendi a fazer feijão, obrigado pela dica, vou tentar abraços!

    ResponderExcluir