sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Yakimeshi


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é bastante presente em restaurantes chineses e japoneses.
Tentei pesquisar a origem, para dividir a informação com vocês, mas não consegui encontrar nada de muito preciso a este respeito.
Para manter o espírito do blog, nós elaboramos uma receita simplificada, mas cujo resultado não deixa de fazer justiça àqueles pratos que nos são servidos em restaurantes por aí.
O início desta receita é muitíssimo parecido com o processo para se preparar arroz branco (que ensinamos bem no começo do blog). Como nós usamos arroz parboilizado, tudo é bem tranquilo, e o risco de o arroz não ficar soltinho é praticamente nulo.
Vamos lá!


Ingredientes:

1 copo de arroz
1 cenoura ralada grossamente
100g de presunto magro cortado em cubinhos
3 ovos
óleo
sal


Modo de Fazer:

Coloque em uma panela um fio de óleo, sal e temperos da sua preferência (vale lembrar que o sal deve ser o suficiente para temperar a cenoura que vem depois, também), o arroz e dois copos e meio de água (se utilizar outra quantidade de arroz, mantenha sempre a proporção de duas vezes e meia esse volume em água). Deixe a panela semi tampada e leve ao fogo alto.


Enquanto isso, prepare os ovos. É só aquecer um fio de óleo em uma frigideira anti-aderente. Quando a clara já estiver bem formada, quebrar a gema, e deixar ela solidificar, também; e com a gema já razoavelmente durinha mexer tudo bem, de forma que os ovos fiquem em pedacinhos sólidos (tomando cuidado para não deixar queimar). Quando estiver pronto, reserve.













Quando a água estiver na altura do arroz (o processo de cozimento quase concluído), distribua a cenoura por cima, uniformemente (ela fica por cima do arroz, e fica bem no ponto, cozida ao vapor).


Quando a água estiver praticamente seca, junte também o presunto em cubinhos e os ovos mexidos. Tampe a panela e deixe a água acabar de secar (você perceberá quando o arroz estiver soltando leves "estalos").


Apague o fogo, deixe a panela tampada por mais uns três minutinhos.
Depois, abra a panela, e mexa bem para misturar uniformemente todos os ingredientes.


Está pronto!
E fica uma delícia!
É uma forma barata e muitíssimo fácil de se fazer um simples arroz tornar-se um prato bem mais interessante.
Você também pode incluir outros ingredientes, segundo seu próprio gosto (há variações que incluem desde cebolinha picada, até pimentão vermelho ou brócolis em pedacinhos, por exemplo). O negócio é soltar a imaginação.
Acompanha muito bem boa parte dos pratos orientais, em geral (é evidente, contudo, que alguns pratos tailandeses ficam melhor acompanhados do arroz jasmim sem muitos temperos; e que certos pratos indianos também se sobressaem quando servidos em conjunto com o arroz basmati, por exemplo).
No dia que tiramos estas fotos, servimos o arroz como acompanhamento de um lombinho à chinesa e de uma conserva de legumes (fukujin zuke). Tudo muito gostoso!

Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para conferir outras receitas, confira o nosso índice!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário