quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cubos de Frango ao Molho de Tamarindo


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje - um tanto exótica, é verdade - é inspirada na gastronomia oriental, mais especificamente na cozinha tailandesa.
Isso tem como consequência uma certa dificuldade para se encontrar os ingredientes certos (especialmente o curry vermelho e a pasta de tamarindo)...
A vantagem é que você pode, atualmente, encontrar esses produtos a preços bastante acessíveis, em lojas virtuais (bendita seja a internet)!
Alguns comentários sobre esses ingredientes tão interessantes...
Os curries tailandeses são condimentos apresentados em forma pastosa (e não em pó, como os curries indianos).
Há três espécies principais de curries tailandeses (o verde, o vermelho ou panaeng e o amarelo ou massaman), sendo o verde o mais apimentado (um tanto forte para paladares não habituados), o vermelho bastante tradicional e menos forte, e o amarelo o primo mais próximo do curry indiano.
O curry vermelho é preparado a partir de uma série de condimentos, como pimenta vermelha, pasta de camarão, cominho, coentro, capim limão, gengibre e limão kaffir.
Acredite: ele confere um sabor único aos pratos que compõe (dá um toque todo especial, por exemplo, quando incluído na receita de shimeji na manteiga) e é realmente insubstituível.
A pasta de tamarindo também é um ingrediente que entra na composição de vários pratos da gastronomia tailandesa (como o famoso pad thai, o famoso macarrão tailandês), e que também é, queiram perdoar, insubstituível, sendo, também, possível encontrá-lo em lojas virtuais.
O sabor que ela confere aos pratos em que dá o ar de sua graça também compensa muito o trabalho de fazer ela chegar às suas mãos.
Em São Paulo, você pode encontrar esses ingredientes em vendinhas orientais do Bom Retiro, por exemplo (mais comumente do que nas lojinhas da Liberdade, que acabam sendo mais especializadas em produtos japoneses).
Em Londrina a coisa é um pouco mais complicada, mas você pode dar a sorte de encontrá-los em alguma lojinha do Mercado Municipal Shangri-lá (foi lá que eu comprei a pasta de tamarindo; mas era a última que estava na prateleira).
O molho de ostra (sobre o qual já falamos um pouco na receita de risoto de shiitake) é bem mais facilmente encontrado mesmo em supermercados comuns (e, evidentemente, também é encontrado em lojas virtuais).
De qualquer forma, vale a pena procurar e encontrar esses ingredientes e ter todos eles a disposição em casa!
Dito isto, vamos logo à receita de hoje!

Ingredientes:

500g de filé de frango cortado em cubos de tamanho médio
1 cebola cortada em pétalas
1 colher de sobremesa de curry vermelho
1 colher de sopa de açúcar cristal
3 colheres de sopa de leite de côco
3 colheres de sopa de molho de ostra
3 colheres de sopa de pasta de tamarindo
sal




Modo de Fazer:

O primeiro passo digno de nota é o procedimento de cortar a cebola em pétalas. Corte as pontas da cebola e retire as camadas externas (descasque, oras) e dispense. Coloque a cebola deitada sobre uma tábua e corte no meio. Coloque cada uma das partes resultantes com o meio virado para baixo e corte em oito partes iguais. Voilà.


Coloque o curry vermelho para refogar, no óleo, no fogo alto, em uma panela ou frigideira anti aderente. Vá mexendo sempre para que o curry vá se soltando e refogando.



Após 2 minutos, adicione o açúcar cristal, e continue mexendo.


Logo em seguida, adicione o frango e espalhe uniformemente pelo fundo da panela. Mantenha no fogo alto, para selar o frango.


Neste processo, vá virando o frango, para que ele sele igualmente por todos os lados.


Quando o frango estiver selado, adicione sal a gosto, o leite de côco, o molho de ostra e a pasta de tamarindo. Mexa bem, abaixe o fogo e tampe a panela, para cozinhar, por aproximadamente 15 minutos.






Apague o fogo. Está pronto!


E fica uma delícia, rapazeada!
Vale muito a pena o esforço de encontrar todos os ingredientes (já que a preparação da receita nem exige tanto esforço assim)!


A gente também pode fazer por encomenda (pra quem se dispuser a pagar bem, é claro rsrsrsrs)!
Nesse dia aí, servimos a receita acompanhada de arroz branco, simplesmente.

Uma variação possível que já testamos e que fica muito interessante é fazer esta receita com camarão! Neste caso, você tempera os camarões com limão e sal com meia hora de antecedência, prepara o molho na frigideira antes e espera ele alcançar a consistência desejada, e depois coloca os camarões pra cozinharem no final, em fogo baixo, por 5 a 7 minutos (é, o tempo de cozimento deles é bem curto), até ficarem rosados, e está pronto!



Esperamos que vocês testem e aprovem, e que também inventem suas próprias variações e dividam os resultados conosco!
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Um comentário:

  1. Olá Virgulino!
    Faz um tempo que eu acompanho o seu blog, já testei algumas receitas e ficaram ótimas! Esta já está na lista do próximo prato que eu vou fazer, parece deliciosa =)
    Depois que eu comi lá no restaurante Bangkok Garden fiquei apaixonada pela cozinha tailandesa, a sopa de lá é a melhor do mundo!!

    Com relação aos ingredientes, realmente aqui em Londrina é complicado, vez ou outra dou uma passada lá no Mercado M. Shangri-lá para ver o que tem de diferente, mas ainda é dificil encontrar certos ingredientes. Esses dias encontrei uma loja de produtos orientais chamada TSURU, ali tem bastante produtos, mais até que no Shangri-lá =)

    ResponderExcluir