Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é extremamente fácil de se fazer, e fica muito gostosa!
São conhecidos por shimeji os cogumelos do gênero Pleotorus, de origem oriental. Em geral, pode-se encontrar shimeji branco ou cinza, com algumas distinções de paladar final. O sabor, todavia, é sempre delicado.
Esse cogumelo é bastante usado em sopas chinesas e japonesas, e também na elaboração de risotos de origem mais contemporânea.
Hoje vamos ficar numa receita rápida de refogado.
Vamos lá!
Ingredientes:
1 bandejinha de shimeji
1 e 1/2 colher de manteiga ou margarina
1/2 limão (opcional)
shoyu
sakê
Modo de Fazer:
Se o shimeji estiver em pencas grandes (como é bastante comum), separe em pencas menores, para que ele absorva melhor o sabor dos temperos, durante o cozimento.
Coloque a manteiga para derreter em uma panela ou frigideira anti aderente, em fogo baixo.
Quando a manteiga estiver quase totalmente derretida, adicione o shimeji, e misture, para que ele vá absorvendo o caldo que estiver na frigideira.
Quando o caldo estiver praticamente seco, apague o fogo e sirva imediatamente.
A receita acompanha muito bem arroz branco e algum outro prato principal.
Gosto tanto dela, para falar a verdade, que às vezes preparo só o shimeji, mesmo (em maior quantidade, é claro), e já é uma refeição inteira!
Você também pode usar a mesma sistemática para preparar shiitake fresco. Neste caso, é interessante fatiar o shiitake, para que ele absorva melhor os sabores dos demais ingredientes. Se o shiitake não for muito graúdo, entretanto, ele também fica muito bom inteiro!
É isso aí, pessoal!
Espero que vocês gostem!
Como sempre, está todo mundo convidado a participar com comentários, críticas e sugestões, e também a enviar suas próprias receitas, resenhas, dicas e tudo mais.
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário