sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Shimeji na Manteiga


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é extremamente fácil de se fazer, e fica muito gostosa!
São conhecidos por shimeji os cogumelos do gênero Pleotorus, de origem oriental. Em geral, pode-se encontrar shimeji branco ou cinza, com algumas distinções de paladar final. O sabor, todavia, é sempre delicado.
Esse cogumelo é bastante usado em sopas chinesas e japonesas, e também na elaboração de risotos de origem mais contemporânea.
Hoje vamos ficar numa receita rápida de refogado.
Vamos lá!


Ingredientes:

1 bandejinha de shimeji
1 e 1/2 colher de manteiga ou margarina
1/2 limão (opcional)
shoyu
sakê



Modo de Fazer:

Se o shimeji estiver em pencas grandes (como é bastante comum), separe em pencas menores, para que ele absorva melhor o sabor dos temperos, durante o cozimento.
Coloque a manteiga para derreter em uma panela ou frigideira anti aderente, em fogo baixo.
Quando a manteiga estiver quase totalmente derretida, adicione o shimeji, e misture, para que ele vá absorvendo o caldo que estiver na frigideira.


Quando o caldo estiver quase seco, tampe a frigideira e deixe cozinhar por 2 minutos (nesta fase, é bastante importante que o recipiente seja realmente anti aderente).




Abra, e adicione um fio generoso de shoyu.


Junte, também, imediatamente, 1 colher de sopa de sakê.


Se desejar, adicione, ainda, 1/2 limão (esse é um passo opcional, que vai depender muito do paladar de quem estiver preparando a receita).


Vá mexendo, de vez em quando, para que o cogumelo absorva uniformemente o sabor do caldo.
Quando o caldo estiver praticamente seco, apague o fogo e sirva imediatamente.



A receita acompanha muito bem arroz branco e algum outro prato principal.
Gosto tanto dela, para falar a verdade, que às vezes preparo só o shimeji, mesmo (em maior quantidade, é claro), e já é uma refeição inteira!
Você também pode usar a mesma sistemática para preparar shiitake fresco. Neste caso, é interessante fatiar o shiitake, para que ele absorva melhor os sabores dos demais ingredientes. Se o shiitake não for muito graúdo, entretanto, ele também fica muito bom inteiro!


A sistemática geral da receita também serve para shiitake seco! É que em algumas regiões é bastante difícil encontrar esses cogumelos frescos... Mas você pode comprar shiitake seco até pela internet! Neste caso, prefira sempre os shiitakes inteiros (e não já fatiados), porque eles são mais saborosos! É só colocar os shiitakes secos em uma caneca com água fria, e deixar no fogo baixo até levantar fervura. Deixe esfriar e depois corte eles em fatias de aproximadamente 3 milímetros, e aí seguir os passos da receita. Tá certo que não fica exatamente a mesma coisa, mas dá pra enganar bem e, no final das contas, também é gostoso!
É isso aí, pessoal!
Espero que vocês gostem!
Como sempre, está todo mundo convidado a participar com comentários, críticas e sugestões, e também a enviar suas próprias receitas, resenhas, dicas e tudo mais.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário