terça-feira, 27 de novembro de 2012

Jambalaya


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é um verdadeiro tour por culturas de vários lugares!
Segundo consta, é em New Orleans (mais conhecida pelo jazz) que você poderá saborear os mais tradicionais jambalayas!
A receita surgiu ali naquela região, e foi aperfeiçoada ao longo do tempo, somando elementos levados pelos imigrantes de origem francesa, que ali chegaram após uma passagem pelo Canadá, e também características oriundas de populações de ascendência espanhola e de refugiados negros que ali chegaram a partir do Haiti.
Há muita controvérsia a respeito da origem mais precisa da receita e de seu nome, mas existe um relativo consenso de que é um prato que sofreu influência de diversas culturas até chegar nas formas contemporâneas de apresentação, caracterizadas pela riqueza de sabores.
Quem quiser maiores informações sobre a história da receita, pode dar uma olhada no site do Renato Caleffi, que é bem completo neste quesito.
Vale mencionar que nós procuramos adaptar a receita, para que os passos fossem simplificados, procurando não comprometer de forma considerável o resultado final.
Feitas as considerações preliminares, vamos à nossa versão da receita!


Ingredientes:

300g de peito de frango em cubinhos
300g de presunto magro em cubinhos
300g de camarão pré cozido
1 e 1/2 copos de arroz parboilizado
2 cubos de caldo de frango
6 pimentas comari do Pará
1 cebola
2 dentes de alho
5 tomates, sem sementes, em cubinhos
1/2 maço de salsinha
sal
temperos




Modo de Fazer:

Vale lembrar, inicialmente, que você deve usar uma panela grande o bastante para acomodar todos os ingredientes. Eu aproveitei para inaugurar um tachinho esmaltado que comprei esses dias.
Nessa receita, eu uso a chama do fogão com fogo médio.
Doure a cebola, cortada em finas rodelas, em um fio generoso de azeite.



Quando a cebola estiver começando a dourar, esprema dois dentes de alho.



Quando a cebola e o alho já estiverem refogados, junte o frango em cubinhos e vá mexendo.



Quando o frango estiver refogado, junte o presunto em cubinhos, continue mexendo.



Quando o presunto também estiver corado, junte o camarão, e refogue mais um pouquinho (deixando evaporar alguma água que o camarão eventualmente soltar). IMPORTANTE: se você comprar o camarão fresco, coloque ele em uma panela com água fria, leve ao fogo mais brando possível, e espere levantar fervura. Depois tire as cascas e reserve ele já pré-cozido assim, para a receita que estamos fazendo.



Com tudo já dourado, junte os tomates picadinhos e deixe eles cozinharem por aproximadamente 5 minutos.



Acrescente os cubos de caldo de frango e mexa para diluí-los na água que o tomate soltou, e também adicione o sal e os temperos (vale sempre lembrar que eu uso o sal temperado preparado pelo meu pai, que leva, por exemplo, noz moscada e cominho na composição), inclusive a pimenta, bem picadinha.


Junte, em seguida, o arroz (é bastante interessante utilizar arroz parboilizado... pelas características desse arroz, você poderá mexer a receita até o final, garantindo que o fundo não grude, sem correr o risco de quebrar os grãos), e misture bem. Vai parecer que o arroz praticamente sumiu, mas ele vai crescer durante o cozimento e a receita vai ficar interessante, podem acreditar.



Acrescente água suficiente para cobrir todos os ingredientes, e deixe cozinhar. Vá mexendo o fundo, de vez em quando, para evitar que queime (devo confessar que, nesse dia, acabei bobeando um pouco nessa parte, e o fundo acabou queimando um pouco). Em seguida, você também já pode acrescentar a pimenta, bem picadinha, e mexer bem.



Quando a água estiver secando, prove para conferir o tempero e assegurar que o arroz já está cozido (se não estiver, acrescente mais um pouco de água).
Quando tudo estiver no ponto, com a água já tendo evaporado, apague o fogo, e salpique, por cima, folhas de salsinha bem picadas.



Sirva ainda quente.
Você pode, se quiser, fazer o prato ser acompanhado de uma salada verde temperada com sal e limão. De qualquer forma, essa receita, mesmo sozinha, já garante bem a festa!

Fica uma delícia, pessoal!
Algumas pessoas podem torcer o nariz para a ideia de misturar, em uma mesma receita, camarão e presunto; mas podem acreditar que vale a pena experimentar!
Esperamos que vocês gostem!
Como sempre, estão todos convidados a participar com comentários, críticas, sugestões e tudo mais.
Fica, também, todo mundo sempre convidado a mandar suas próprias receitas e resenhas sobre bebidas, restaurantes, bares, ingredientes e tudo mais.
É isso aí!
Um abração e inté,

Thiago "Virgulino"

2 comentários:

  1. Parabens, Thiago, vou experimentar, parece deliciosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo, Reinaldo! Delicioso! Ontem fizemos a receita novamente; e ela sempre faz sucesso!

      Excluir