Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é bem interessante, e também tem história.
O Guarabyra estava em turnê pelo interior de Minas Gerais, já faz um tempo, e alguém da equipe dele acabou encontrando uma batata recheada com presunto e queijo à milanesa, que pareceu muito interessante.
Nós resolvemos tentar repetir a proeza, e inventar um pouco de moda - mudamos o recheio, por exemplo, e é impossível saber se a massa lá foi feita assim.
O resultado ficou muito bacana - e a gente até acabou concordando que, no fundo e para ser bem sincero, é uma "coxinha" afrescalhada, em forma de batata! rsrs
E para ser mais sincero ainda, vou contar uma coisa...
Depois de feita a massa, recheada, empanada e frita, essa receita fica crocante e deliciosa!
Aí a gente teve aquela ideia de que poderia deixar a coisa toda ainda mais interessante: cobrimos com molho e queijo, e levamos ao forno para gratinar... O resultado? O casquinha que estava crocante ficou murcha, e o encanto acabou quebrado...!
Por sorte (e por sugestão da Dani, para ser bem sincero), nós havíamos separado algumas sem molho, e pudemos confirmar que a receita realmente vale a pena!
Pode até ser que se você colocar algum molho por cima, sem levar ao forno, e servir imediatamente, a coisa toda fique interessante: mas aqui estamos apenas no campo da especulação, e eu não garanto nada! rsrs
Vamos lá!
Ingredientes:
Para a Massa:
750g de batata cozida
1 e 1/2 xícara (chá) de fécula de batata
azeite
sal
Para o Recheio:
150g de bacon picadinho
1/2 maço de brócolis em pedacinhos
provolone ralado grossamente
Para Empanar:
3 ovos bem batidos
farinha de trigo
farinha de rosca
Para Fritar:
1 litro de óleo
Modo de Fazer:
Refogue bem o bacon. Quando ele estiver bem dourado, junte o brócolis, abaixe o fogo, mexa bem e tampe a panela, e deixe cozinhar por 3 minutos. Apague o fogo e reserve o recheio.
Passe cuidadosamente cada uma das "batatas" recheadas na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca, para empanar.
Fica registrado o agradecimento ao Guarabyra, que mandou a ideia da receita e que ajudou a gente a especular um pouco nas técnicas que poderiam ser usadas pra reproduzi-la!
Vale lembrar que você pode improvisar a vontade com o recheio: o próprio Guarabyra, por exemplo, teve a ideia de fazer um recheio a base de joelho de porco assado e desfiado. Deve ficar delicioso.
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Também estão convidados a curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e de outras notícias que compartilhamos apenas por lá mesmo.
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice.
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário