segunda-feira, 27 de julho de 2015

Batata Recheada à Milanesa


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é bem interessante, e também tem história.

O Guarabyra estava em turnê pelo interior de Minas Gerais, já faz um tempo, e alguém da equipe dele acabou encontrando uma batata recheada com presunto e queijo à milanesa, que pareceu muito interessante.
Nós resolvemos tentar repetir a proeza, e inventar um pouco de moda - mudamos o recheio, por exemplo, e é impossível saber se a massa lá foi feita assim.
O resultado ficou muito bacana - e a gente até acabou concordando que, no fundo e para ser bem sincero, é uma "coxinha" afrescalhada, em forma de batata! rsrs
E para ser mais sincero ainda, vou contar uma coisa...
Depois de feita a massa, recheada, empanada e frita, essa receita fica crocante e deliciosa!
Aí a gente teve aquela ideia de que poderia deixar a coisa toda ainda mais interessante: cobrimos com molho e queijo, e levamos ao forno para gratinar... O resultado? O casquinha que estava crocante ficou murcha, e o encanto acabou quebrado...!
Por sorte (e por sugestão da Dani, para ser bem sincero), nós havíamos separado algumas sem molho, e pudemos confirmar que a receita realmente vale a pena!
Pode até ser que se você colocar algum molho por cima, sem levar ao forno, e servir imediatamente, a coisa toda fique interessante: mas aqui estamos apenas no campo da especulação, e eu não garanto nada! rsrs
Vamos lá!


Ingredientes:

Para a Massa:
750g de batata cozida
1 e 1/2 xícara (chá) de fécula de batata
azeite
sal

Para o Recheio:
150g de bacon picadinho
1/2 maço de brócolis em pedacinhos
provolone ralado grossamente

Para Empanar:
3 ovos bem batidos
farinha de trigo
farinha de rosca


Para Fritar:
1 litro de óleo


Modo de Fazer:

Refogue bem o bacon. Quando ele estiver bem dourado, junte o brócolis, abaixe o fogo, mexa bem e tampe a panela, e deixe cozinhar por 3 minutos. Apague o fogo e reserve o recheio.


Amasse bem a batata cozida (para chegar a esse ponto, descasque as batatas, corte em fatias de 2 cm, coloque em uma panela de pressão e cubra de água, leve ao fogo e deixe cozinhar por 15 minutos, depois que pegar pressão, para deixar bem macia), junte a fécula de batata, sal a gosto e um fio generoso de azeite. Mexa tudo muito bem (com cuidado para não queimar a mão), até obter uma massa uniforme, que desgrude facilmente das mãos (se a massa ainda estiver muito mole, adicione, aos poucos, mais fécula).


Separe a masse em oito pedaços mais ou menos equivalentes. Um a um, pegue os pedaços de massa, estique em um prato, coloque duas colheres de sopa de recheio e um pouco de provolone, e feche cuidadosamente, dando a forma de uma batata. Repita esses passos com todos os pedaços de massa.



Passe cuidadosamente cada uma das "batatas" recheadas na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca, para empanar.


Leve o óleo ao fogo alto, até estar bem quente (uns dois minutos). Adicione a "batata" empanada (nós fritamos duas de cada vez), até a farinha de rosca estar bem douradinha (vire uma vez durante o processo, e evite mexer muito, para não rachar). Tire do óleo e coloque sobre uma folha de papel toalha, para secar o excesso. Está pronto!


É isso aí, pessoal!
Fica registrado o agradecimento ao Guarabyra, que mandou a ideia da receita e que ajudou a gente a especular um pouco nas técnicas que poderiam ser usadas pra reproduzi-la!
Vale lembrar que você pode improvisar a vontade com o recheio: o próprio Guarabyra, por exemplo, teve a ideia de fazer um recheio a base de joelho de porco assado e desfiado. Deve ficar delicioso.
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Também estão convidados a curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e de outras notícias que compartilhamos apenas por lá mesmo.
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário