segunda-feira, 29 de junho de 2015

Creme de Cabotiá com Camarão


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Aproveitando a época do ano e as temperaturas, a receita de hoje é de um creme de cabotiá com camarão, que aquece tanto pela temperatura, quanto pelo mix de temperos.
A receita é bem fácil de se fazer, e o resultado é, realmente, muito interessante (a ponto de ser até comum encontrar esse prato em bons restaurantes por aí).
Vamos lá!


Ingredientes:

1 cabotiá pequena
300g de camarões limpos
1 cubo de caldo de camarão (pode substituir por caldo de frango, que também fica interessante)
1/2 cebola picadinha
3 dentes de alho em fatias finas
salsinha
cebolinha
coentro
pimenta calabresa
sal temperado


Modo de Fazer:

Tempere o camarão com sal e limão e reserve.
Corte a cabotiá em fatias grossas, tire as sementes, e coloque na panela de pressão, coberta de água, com o caldo de camarão. Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos. Apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.


Tire a cabotiá da panela, com uma escumadeira, tire a casca com a ajuda de um garfo (o segredo, aqui, na verdade, é tirar a cabotiá da casca, e não tentar tirar a casca da cabotiá; por incrível que pareça, fica tudo muito mais fácil). Coloque a cabotiá cozida no liquidificador, com três conchas grandes da água do cozimento. Bata até formar um creme uniforme. Reserve.



Aqueça um fio generoso de azeite em uma panela antiaderente. Refogue a cebola e o alho, até estarem dourados. Junte o camarão, e deixe grelhar três minutos de cada lado.



Junte o creme de cabotiá, a pimenta calabresa,  a salsinha a cebolinha e o coentro bem picadinhos. Se necessário, corrija o sal. Mexa bem para ficar uniforme. Apague o fogo.


Está pronto!


E fica, realmente, delicioso, tanto pelo festival de sabores, quanto pelas texturas complementares do próprio creme e do camarão.
Você pode servir o prato acompanhado de torradinhas, e de um bom vinho. Aliás, nesse caso, levando em conta que o prato é picante, ele é bem acompanhado por um bom vinho tinto com taninos não muito agressivos (e assim a gente desafia um pouco aquela regra em que muita gente acredita de que frutos do mar pedem sempre vinhos brancos).
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Ficam todos, também, convidados a curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá e de outras notícias que compartilhamos apenas por lá mesmo.
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário