quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vinho Traversa Tannat 2013


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje é mais uma resenha sobre um vinho, o Traversa Tannat 2013.

Esse vinho é fabricado pelo Grupo Traversa, uma vinícola localizada em Montevidéu, que foi fundada ainda em 1956, por Carlos Domingo Traversa - que havia chegado ao Uruguai em 1904, junto a seus pais, imigrantes italianos - e que até hoje é administrado pela família.

Uma curiosidade interessante: o Grupo Traversa foi pioneiro, no Uruguai, no uso de colheitadeiras mecânicas!

A uva Tannat é originária da região sul da França. Foi adotada como a uva símbolo do Uruguai, e também tem se mostrado presente no Brasil, na região da campanha gaúcha. É uma uva com alto teor de taninos, que rende, bem comumente, vinhos ácidos, considerados "rústicos" e adstringentes. Há quem diga que os vinhos Tannat são um verdadeiro coice.

Na verdade, contudo, no Uruguai é possível encontrar, por preços razoáveis, excelentes Tannats - os uruguaios, realmente, aprenderam muito bem a trabalhar bem com essa uva.

Vamos ao vinho objeto deste post (que trouxemos de nossa viagem ao Uruguai, quando fomos a um supermercado e pegamos uma tantada de garrafas para experimentar depois).

O Traversa Tannat 2013, na verdade, é um vinho constituído 90% por Tannat e 10% por vinho Merlot. Isso garante que o vinho seja bem menos agressivo que a maior parte dos Tannats que assustam tanta gente! Por outro lado, o vinho descansa por dois meses em barris de carvalho americano, o que lhe garante uma personalidade interessante. Sugere-se que ele seja harmonizado com pratos a base de carne vermelha, com massas com molhos vermelhos ou brancos bem condimentados, ou ainda com queijos duros ou semi duros.

Em síntese apertada, o vinho apresenta frutas vermelhas bem equilibradas com madeira, tanto no aroma quanto no paladar. Acidez evidente, mas não exagerada. Taninos redondos. Boa persistência.

Vale a pena experimentar, principalmente considerando o preço, que, como já conferimos, é bem baixo aqui no Brasil, também.

Esperamos que a resenha seja útil para quem também gosta de se aventurar pelo universo dos vinhos - mesmo que sem um conhecimento lá muito profundo (como nós mesmos, aliás)!
Como sempre, estão todos convidados a participar, com críticas e sugestões - e também com receitas e resenhas, que a gente edita e traz para cá, sempre atribuindo a respectiva autoria!
Também ficam todos convidados a curtir nossa fanpage, para ficar sempre a par das novidades que trazemos para cá, e de outras notícias que compartilhamos apenas por lá mesmo.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário