Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receia de hoje é deliciosa e também é muito fácil de se fazer.
O polvo é um molusco muito interessante. Para começar, ele não tem esqueleto (diferente, portanto, das lulas, que têm esqueleto interno). O nome vem do grego polipos (muitos pés). É um dos principais produtos da indústria pesqueira portuguesa e é consumido ao redor do mundo inteiro.
No Japão, por exemplo, é consumido em diversos pratos (inclusive como sashimi, delicioso). Na Coreia, chegam a consumir pequenos polvos vivos (essa experiência, para falar a verdade, eu passo, viu...). No Mediterrâneo o polvo também é bastante consumido em uma série de pratos muito interessantes (e, com o tempo, a gente traz mais algumas receitas para cá).
O sabor e a textura são verdadeiramente deliciosos, quando o polvo é bem preparado.
E aí é que está o problema. Se o polvo não for cozido de forma adequada, ele vai ficar "emborrachado", e aí a experiência é bem ruim. Para garantir uma boa textura (o polvo no ponto fica praticamente derretendo) é necessário paciência: bastante tempo e fogo bem baixo.
Essa receita de hoje a Dani e eu experimentamos em Natal, e já fazia um tempão que a gente falava de reproduzi-la em casa. Acertamos em cheio no ponto de cozimento e no equilíbrio dos ingredientes, e o resultado ficou, realmente, surpreendente.
Aqui em Londrina, nós compramos os tentáculos de polvo na Nipopesca. Tudo já limpinho, com opções variadas de peso, por um preço bem razoável. Economiza o trabalho de você pegar o polvo inteiro, e precisar passar por todo o processo de limpeza.
As quantidades abaixo servem duas pessoas. Quando você for planejar, leve em conta que, durante o cozimento, o polvo reduz consideravelmente o volume.
Vamos lá!
Ingredientes:
600g de tentáculos de polvo
100g de champignons
1/2 sachê de molho de tomate
1/2 caixinha de creme de leite
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (chá) de molho inglês
2 colheres (sopa) de catchup
sal temperado
azeite
Modo de Fazer:
Coloque o polvo, com água (deixe coberto por uns quatro dedos de água), na panela de pressão. Leve ao fogo, quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 50 minutos.
Está pronto!
Nós servimos acompanhado de arroz branco, batata palha, e de um bom vinho português!
Como sempre, estão todos convidados a participar.
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que a gente traz para cá, e também de outras notícias que a gente compartilha apenas por lá mesmo.
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário