quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Saint Peter ao Molho de Laranja, Gengibre, Mel e Amêndoas


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é uma contribuição interessantíssima enviada por um amigo de longa data: o André Luiz!

O André, que estudou com minha irmã ainda nos tempos de escola fundamental, lá em Olímpia, é uma daquelas pessoas que a vida foi levando pra longe, mas com quem, de uma forma ou de outra, a gente sempre foi dando um jeito de manter contato.
Nessa receita, ele ensina uma forma interessantíssima e bastante sofisticada (apesar de não ser difícil de se preparar, o que é fantástico) de apresentar o Saint Peter.
E aí você me pergunta: mas que diabos é esse negócio (rsrs)?
Bem, o Saint Peter é uma espécie de tilápia; mais precisamente a chamada "tilápia vermelha"; um peixe de água doce desenvolvido, inicialmente, em Israel, e que depois foi introduzido em outros vários lugares do mundo, inclusive no Brasil.
O nome faria referência à solução milagrosa que teria ocorrido quando Jesus e Pedro (daí o Saint Peter) quando confrontados por coletores de impostos (cf. Mateus 17: 24-27).
Um diferencial do Saint Peter em relação à maior parte das outras espécies de tilápia (são mais de 100 espécies conhecidas) é a boa altura dos filés dos peixes adultos. Eu imagino, de qualquer forma, que, nessa receita, o Saint Peter pode ser substituído por outra espécie de peixe de sabor delicado (outras tilápias, ou, mesmo, linguado, talvez), desde que a altura do filé seja razoável.
Vamos à receita!


Ingredientes:

1 filé grande de Saint Peter fresco
1 suco de uma laranja
Pedaços de gengibre
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de manteiga
Amêndoas
Salsinha e cebolinha

Modo de Fazer:

Tempere o Filé com sal e pimenta a gosto. Deixe descansar um pouco. Enquanto descansa, pegue panela e coloque pouco de azeite. Quando tiver quente coloque o peixe para selar. Apenas cuidado para não queimar o peixe, caso contrário ficará seco.

Enquanto o peixe está no processo, pegue o suco de laranja, pedaços de gengibre e mel. Leve ao fogo e deixe apurar. Após o molho estiver mais apurado, acrescente a manteiga e continue mexendo. Após a manteiga incorporar espere mais alguns minutos e desligue. Passe o molho por uma peneira e reserve. Caso o suco seja insuficiente, coloque mais meia laranja.

Os pedacinhos de gengibre na peneira coloque em uma nova panela com uma colher de sopa do molho de laranja para fritar o gengibre e acrescente as amêndoas. Deixe as amêndoas torrar junto com gengibre.

Após o peixe selado coloque no prato, acrescente em cima o molho de laranja e as amêndoas com gengibre. Corte as cebolinhas, as salsinhas e coloque em cima do peixe.

Para acompanhamento recomenda-se arroz integral e legumes refogados de forma rápida com pimentão amarelo e vermelho.



É isso aí, pessoal!
Como dissemos no início, aí está uma forma genuinamente bem elaborada de apresentar o Saint Peter, sem que seja necessária a utilização de técnicas muito complexas. É só tomar cuidado para nada passar do ponto, e tudo ficará, sem sombra de dúvidas, delicioso!
Fica registrado o agradecimento ao André, por ter dividido conosco a receita, e também o convite a todos que visitam o blog, para que enviem suas próprias contribuições!
Para ver outras receitas e resenhas dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades que aparecem por aqui, e também de noticias e promoções que a gente compartilha apenas por lá.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário