quinta-feira, 14 de março de 2013

Carne ao Molho de Figo e Vinho do Porto


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é bastante interessante.
Isto porque ela é realmente muito fácil de se fazer, e por, mesmo assim, apresentar um resultado que é bem diferenciado em relação ao que costumamos ver no dia a dia.
Em sua composição, ela leva figos frescos, vinho do porto e mel!
Não é em qualquer época do ano, portanto, que nós vamos conseguir prepará-la, porque dependeremos da disponibilidade de figos no mercado!
Os figos, aliás, são um ingrediente todo especial!
Cultivados há mais de 10 mil anos (o que me lembra até mesmo uma música do Raul), as figueiras são consideradas árvores sagradas em muitas culturas (foi embaixo de uma figueira que o Príncipe Siddharta alcançou a iluminação e se tornou Buddha; o figo é um dos sete alimentos da Terra Prometida dos judeus; é uma árvore presente no Paraíso dos cristãos, já que é com uma folha de figueira que Adão cobriu as suas "intimidades" ao notar que estava nu).
Os figos comestíveis eram cultivados em toda a região mediterrânea, e há referências de que seriam presença constante nas mesas de imperadores e nobres romanos!
Também seria possível falar um tanto sobre o vinho do porto e o mel... Mas acho que esse post já tem informações culturais demais para um blog de gastronomia! :-)
Vamos logo à receita!


Ingredientes:

500g de carne (eu usei coxão mole) em tirinhas
4 figos frescos
1 e 1/2 xícaras de vinho do porto
1 colher de mel
1/2 cebola
sal



Modo de Fazer:

Coloque um fio generoso de azeite em uma panela antiaderente e junte a cebola fatiada finamente em rodelas, para dourar.


Quando a cebola estiver dourada, adicione a carne, e vá mexendo para que ela dê uma "selada". Neste ponto, você também já pode temperar com sal a gosto (vale lembrar que entrarão outros ingredientes depois, e que o sal vai precisar estar integrado a eles... assim, durante o preparo, é bom experimentar o tempero de vez em quando, para que fique tudo no ponto).


Tampe a panela, e deixe a carne cozinhar na água que ela mesma soltar.


Quando a água estiver secando, abra a panela e vá mexendo sempre, para que a carne fique dourada, mas não queime.


Quando a carne estiver bem dourada, junte o figo, cortado em cubinhos pequenos, e dê uma mexida rápida, para misturar.



Adicione imediatamente o vinho do porto. Junte, também, o mel.


Mexa bem, para que os temperos fiquem distribuídos de forma homogênea, e tampe a panela novamente, deixando cozinhar no fogo baixo.


Quando o caldo estiver bem reduzido, apague o fogo. Está pronto (vale mencionar que as partes mais claras da fotografia abaixo são pedaços de figo, e não gordura)!


Nós servimos esta receita com um arroz com macarrão cabelo de anjo e com pimenta de cheiro em conserva. Para acompanhar, um bom vinho tinto português.


Fica muito gostoso, pessoal, é fácil de fazer e tem um ar de sofisticação.
Se você preferir, há uma alternativa interessante para o molho: bater o figo e o vinho no liquidificador, adicionar tudo junto para cozinhar e, no final, juntar uma colher de sopa de amido de milho dissolvida em uma xícara de água. Isso faz o molho ficar mais homogêneo e garante uma consistência mais pastosa.
Dessa vez, todavia, eu preferi deixar que o figo ficasse em cubinhos, para que a gente pudesse identificar o ingrediente no resultado final.
Como sempre, estão todos convidados a participar! Mandem seus comentários, críticas, sugestões, receitas, resenhas e tudo mais.
Se estiver sobrando, podem mandar dinheiro, também! rsrs
É isso aí, rapazeada.
Abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

3 comentários:

  1. Adorei a dica, vou experimentar...abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal!
      Passe aqui, depois, para contar a sua experiência com a receita!
      Mande, também, as suas receitas, pra gente colocar no blog!
      E apareça sempre.
      Abração.

      Excluir
  2. Deve ficar muito bom! Vou pedir pro meu cozinheiro de plantão preparar pra mim! bjo

    ResponderExcluir