quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quibe de Forno (recheado)


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Passamos rapidamente pela gastronomia indiana e hoje explicaremos um prato inspirado na culinária árabe.
Está certo que a receita é um tanto distante de elementos árabes tradicionais, mas não deixa de ser uma homenagem à maravilhosa arte gastrônomica dos árabes (que inclui, vale lembrar, esfihas, composições com carneiro e lentilhas, tabules, charutinhos de folha de uva, doces diferentíssimos e tudo mais).
Vale ressaltar que nós fizemos aqui uma sugestão de recheio, mas que você pode fazer adaptações de acordo com a sua preferência (já me disseram que um pouco de palmito ou de milho no recheio pode ficar bacana, por exemplo).
Vamos lá!



Ingredientes:

500g de carne moída
2 xícaras de trigo para quibe
1 e 1/2 cebola grande
2 tomates
queijo (mussarela e/ou parmesão) ralado grossamente
hortelã
zahtar
sal
manteira
azeite



Modo de Fazer:

Deixe o trigo de molho em 4 xícaras de água, por pelo menos 30 minutos.



Corte a cebola em cubinhos pequenos e pique bem o hortelã (use hortelã a gosto, ele dá um sabor especial à receita; nesse dia, utilizamos menos hortelã do que de costume, apenas porque não tínhamos mais, na hora de preparar a receita).
Em uma tigela, coloque a carne, a cebola e a hortelã, e tempere com zahtar e sal (lembre-se de que esse sal já será utilizado, também, para temperar o trigo que será juntado posteriormente).



Misture bem com as mãos, até formar  uma mistura homogênea; e divida essa mistura (carne) em duas partes iguais (tá, não ficaram duas partes exatamente iguais, na foto, mas passa, vai...).



Refogue metade da carne, na manteiga ou no azeite, até ficar bem douradinha (aproximadamente 15 minutos).



Enquanto isso, escorra bem o trigo e junte à outra metade da carne (você pode usar um escorredor de arroz, ou uma peneira, pare evitar desperdício).



Misture bem (o trigo escorrido e a outra metade da carne - isso vai formar o "quibe" propriamente dito), com as mãos, até formar, novamente, uma mistura homogênea. Divida essa mistura (quibe) em duas partes.



Unte uma assadeira com azeite, e espalhe bem pelo fundo metade do quibe.



Por cima, distribua o tomate cortado em rodelas finas.



Adicione a carne refogada, e espalhe bem.



Polvilhe com queijo ralado grossamente.



Por cima de tudo, espalhe a outra metade do quibe (será mais fácil se você dividir o quibe em vários pedacinhos e já for dando uma esticada antes de colocar ele por cima do recheio; acertando depois com a mão).



Regue com um fio de azeite (para não ressecar).



Leve ao fogo médio pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos (até que esteja bem dourado).



Sirva quente, com molhos de sua preferência (nós usamos, nesse dia aí, molho de pimenta, molho de alho, catchup e mostarda). Na  hora de servir, é só ir cortando os pedaços com uma faca e retirá-los com a ajuda de uma espátula.




É isso aí, pessoal!
A elaboração de toda a receita leva um pouquinho de tempo, mas fica delicioso!
Esperamos que vocês experimentem e que gostem!
Se mais alguém aí tiver sugestões da culinária árabe, ficaremos felizes em publicá-las!
Também seria interessante se houvesse gente disposta a ajudar com sugestões de gastronomia exótica: carne de jacaré, farofa de saúva e por aí vai! Alguém tem conhecimento da área?
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Um comentário: