domingo, 1 de julho de 2012

Dahi Murg: frango com iogurte à moda indiana


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é mais uma homenagem à diversidade de sabores!
Inspirada na cozinha indiana, a receita leva iogurte natural na composição!

Ela também leva o famoso "curry" em pó. Neste caso, uma mistura indiana de especiarias, que se apresenta em pó. É equivocada a ideia de que só na Índia o curry seja importante na culinária. Mesmo no Japão o curry é utilizado, e na Tailândia há receitas especiais de curry, em pasta (que são bem diferentes e muito interessantes, também).
Podem acreditar: fica muito bom!
Vamos lá!


Ingredientes:

500g de filé de frango
2 copos de iogurte natural
1/2 cebola grande
2 dentes de alho
1/2 maço de coentro
curry
sal
pimenta malagueta


Modo de Fazer:

Corte a cebola em rodelas, o alho em fatias e o frango em cubos.

Use uma panela ou frigideira funda anti aderente. Coloque a frigideira em fogo alto, e deixe pré aquecer. Quando a frigideira estiver bem quente (depois de deixá-la uns três minutos no fogo alto), coloque o frango, e deixe sem mexer, para selar de um lado. Veja: é bem importante que a frigideira ou panela seja realmente anti aderente (para não grudar) e é realmente importante que você deixe ela pré-aquecer (em respeito ao estilo indiano).


Quando perceber que a parte de baixo do frango está começando a ficar selada, tempere com uma colher de sopa bem cheia de curry em pó e com sal a gosto (lembrando, sempre, que eu uso o sal "temperado" preparado pelo meu pai).


Quando a parte de baixo estiver dourada, vire o frango (com a ajuda de uma espátula).


Espalhe por cima do frango o alho, a cebola e a pimenta malagueta (esta última, bem picadinha).


Quando do outro lado o frango estiver bem dourado, também, utilize uma espátula para separar os pedaços.


Adicione o iogurte, e mexa bem, para deixar homogêneo.



Deixe cozinhar, em fogo baixo, por 30 minutos.


Acrescente o coentro picado, desligue o fogo e tampe a panela o frigideira, deixando por uns dois minutos, antes de servir.



Sirva com arroz branco (também pode ser arroz indiano, ou arroz jasmin) e suco de frutas com iogurte (o tradicional "lassi", cuja receita vem logo pro blog, também).


É isso aí, pessoal!
O iogurte natural entra em muitas receitas indianas, e nós, que não estamos muito acostumados, podemos achar estranho usá-lo para temperar frango... Mas fica muito, muito gostoso mesmo!
Como sempre, vocês estão convidados a participar! Mandem seus comentários e sugestões, e enviem suas próprias receitas, e tudo mais!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário