Olá, pessoal!
Tudo bem?
Quanto tempo, hein!?
Andei meio sumido, porque aproveitei o período de férias das faculdades em que leciono para descansar e passear um pouco.
Mas voltamos a todo vapor!
A receita de hoje é um risoto com linguicinha - aquelas linguicinhas fininhas, defumadas, que a gente encontra em qualquer supermercado.
No final das contas, a forma de se fazer os risotos acaba sendo quase sempre muitíssimo parecida. O que varia é a ideia do ingrediente central e uma ou outra pequena adaptação.
De qualquer forma, vale sempre trazer pra cá alguma sugestão, não é mesmo?
Vamos lá!
Ingredientes:
3 punhados de arroz carnaroli
4 linguicinhas
1/2 pacote de molho de tomate.
1/3 de caixinha de creme de leite.
1 cebola média
1 cubo de caldo de carne
1/2 limão
parmesão ralado
sal
Modo de Fazer:
Coloque água (suficiente para cozinhar o arroz e um pouco mais, porque ela vai evaporando durante o processo) e o cubinho de caldo de carne em uma caneca, leve ao fogo. Quando levantar fervura, mantenha em fogo baixo.
Coloque em uma panela anti-aderente, sem óleo ou apenas com um fio de azeite, a linguicinha fatiada finamente e, por cima, a cebola, também fatiada finamente. Adicione um pouco de sal, para garantir o tempero do risoto (mas é bom lembrar, para que não haja exagero, que a própria linguicinha e o caldo de carne têm sal, já) e o suco de meio limão. Leve ao fogo médio baixo, mexendo de vez em quando, até que a cebola tenha murchado um pouco e a linguicinha esteja dourada.
Junte o arroz, e deixe refogar um pouco, para começar a absorver o sabor dos ingredientes.
Adicione duas conchas do caldo de carne, e vá mexendo, para não deixar grudar.
Coloque o molho de tomate, e mexa bem.
Vá adicionando o caldo de carne, uma concha por vez, até que o arroz esteja cozido, "al dente".
Desligue o fogo. Adicione o creme de leite e o parmesão ralado. Mexa bem para deixar homogêneo.
Sozinho ele já é uma refeição. Você pode fazer o risoto ser acompanhado de um vinho tinto encorpado.
Fica uma delícia, pessoal.
Você também pode, ao invés de utilizar o molho de tomate, adicionar um ou dois tomates, sem sementes, cortados em cubinhos, no início da receita (já quando coloca a linguicinha com a cebola na panela), que também fica muito gostoso. Eu acabei optanto pelo molho de tomate pronto, pela praticidade (confissões de um vagabundo).
Como sempre, fica o convite para que vocês participem (e, inclusive, vale lembrar, para que mandem suas próprias receitas e resenhas sobre bebidas, bares e restaurantes e tudo mais).
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
Nenhum comentário:
Postar um comentário