segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Barraco da Sopa (Londrina-PR)


Olá, pessoal!
Tudo bem?
O post de hoje trata de um restaurante que já é conhecido por uma boa parte da população de Londrina - mas que merece entrar na agenda de todo mundo, inclusive de quem vem apenas visitar a cidade!



O Barraco da Sopa abriu as portas ainda no inverno de 1999 (exatamente naquele inverno em que estive por aqui pela primeira vez, para fazer o vestibular da UEL, o que acabou determinando o meu rumo de lá pra cá; se bem que isso já é bem outra história).

O espaço é extremamente agradável e aconchegante (como a maior parte das imagens desse post, o panorama do ambiente foi retirado do site oficial do restaurante).



O carro chefe da casa são as suas sopas, caldos e cremes.
Há, aqui, uma profusão de sabores muitíssimo interessantes (os preços que constam das fotografias deste post são de outubro de 2012)!




Já provei, e posso indicar, a "sopa do barraco" (mandioca, costelinha suína defumada e cheiro verde), a "sopa do milênio" (curry, frango, batata, páprica e cheiro verde), o "creme paulista" (mandioquinha salsa, carne bovina e cheiro verde) e o "creme húngaro" (vinho, carne bovina, páprica, cominho e caldo de batata). Não experimentei ainda muitas opções, e é claro que o gosto varia muito de uma pessoa para outra.

Vale mencionar que as sopas e cremes podem ser pedidos "no pão italiano", o que é muito bacana! Você come a sopa e também come o recipiente! Nessa versão, são servidas apenas porções inteiras (sem a opção de meia porção que é oferecida quando o cliente opta pelo acondicionamento tradicional).



O cardápio também oferece opções deliciosas de massas e risotos.
Aqui também gostaria de destacar pratos que já experimentei e aprovei: ravioli de ragu de carne (recheado com carne bovina desfiada), ravioli do barraco (recheado com costelinha suína defumada e desfiada) e ravioli caprese (recheado com mussarela e manjericão); o risoto de costelinha defumada (com cabotiá) e o risoto de linguiça caseira (com champignon). Aliás, este último é um capítulo a parte. Realmente delicioso.



Para acompanhar essas opções todas, a casa oferece uma boa variedade de vinhos, de diversas origens, a preços também variados. Posso dizer, todavia, que, em geral, os preços são bastante razoáveis (se você pedir um vinho mediano, não vai pagar muito caro por ele, como na maior parte dos restaurantes... se pedir um vinho de qualidade um pouco superior, o preço será um pouco maior, é claro).

O único ponto possivelmente negativo é o seguinte: o espaço da casa é um tanto concorrido, e você poderá ter um pouco de dificuldade para encontrar mesas disponíveis, sem espera, nas primeiras noites de inverno, ou nas noites mais frias das demais estações. Além do mais, na maior parte das vezes, o atendimento é um pouco demorado.
Nossa dica: não deixe de ir ao restaurante por conta disso... Apenas invista um pouco em fazer do seu jantar um momento mais tranquilo, ou seja: vá sem pressa e aproveite o tempo que passar por lá!

A casa fica localizada em Londrina-PR na Travessa Belo Horizonte, 67 (pertinho do Empório Guimarães e do Minato). O telefone para contato é (43) 3324-2121 - eles também trabalham com delivery, e o serviço funciona muito bem. Aceitam pagamento com cartões de crédito.

O restaurante não tem estacionamento próprio, e você pode ir preparado para dar um trocado para o senhor que faz as vezes de "flanelinha" ali naquele quarteirão.

Nós esperamos que o post seja útil para alguém!
Como sempre, estão todos convidados a participar, com comentários, críticas e sugestões. Também estão todos sempre convidados a mandar suas próprias receitas e resenhas sobre lugares, bebidas, ingredientes e tudo mais!
É isso aí, rapazeada!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Um comentário:

  1. Não experimentei ainda muitas opções, e é claro que o gosto varia muito de uma pessoa para outra.

    buffet londrina laguna

    ResponderExcluir