Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje já foi testada várias vezes: um delicioso risoto de camarão.
Tenho certeza de que quem não for alérgico a camarão (e não tiver aversão a frutos do mar) vai gostar muito do resultado!
Vamos logo à receita!
Ingredientes:
350g de camarão pré-cozido
3 punhados de arroz de risoto
1 pacote de molho de tomate
1 cubo de caldo de legumes
1/2 caixinha de creme de leite
1 cebola média
parmesão ralado
sal
Coloque um cubo de caldo de legumes para ferver em uma caneca de água. Quando a água ferver, mantenha no fogo baixo.
Aqui valem observações extremamente importantes... Você deve refogar o camarão em fogo extremamente baixo (para que ele não fique emborrachado). Aliás, se você mesmo for cozinhar o camarão antes de fazer a receita, pode colocá-lo em uma panela com água fria, no fogo extremamente baixo, e deixar lá até levantar fervura, escorrendo depois. Aqui em Londrina, eu compro ele pré-cozido lá na peixaria do Mercado Shangri-lá.
Quando você junta o tempero, o camarão acaba soltando um pouco de água. Deixe essa água secar, no fogo baixo, e vá mexendo o camarão até ele ficar rosadinho.
Quando a água do camarão estiver quase totalmente seca, junte o arroz e deixe refogar mais um pouco, enquanto vai mexendo para não grudar.
Quando sentir que o arroz está começando querer a grudar, junte duas conchas do caldo de legumes.
Quando essa água também estiver começando a secar, adicione o molho de tomate. Aqui vale, também, uma observação: colocar o molho de tomate a esta altura garante que ele componha de forma mais homogênea o sabor final do prato.
Quando sentir que o arroz está querendo começar a grudar novamente, junte mais uma concha do caldo de legumes, e vá repetindo o processo até o arroz estar cozido "al dente".
Estando o arroz no ponto, desligue o fogo e junte o creme de leite e o queijo parmesão, e mexa bem, para deixar homogêneo.
Tampe e espere dois minutinhos. Sirva com vinho tinto leve (ou com vinho branco, se você preferir).
É isso aí, pessoal!Fica realmente muito gostoso!
Uma ideia interessante: quando for finalizar o risoto, você pode colocar 1/3 de maço de coentro, bem picadinho, que fica bem gostoso. Como a Dani não é lá muito chegada ao sabor do coentro, eu deixei de acrescentar essa erva na finalização do meu prato.
Vale lembrar que o coentro é um tempero consideravelmente forte, e que deve ser usado com parcimônia, para não roubar totalmente a cena. De qualquer forma, para quem gosta, pode acabar sendo um complemento interessante.
Espero que vocês gostem!
Como sempre, estão convidados a mandar suas sugestões, críticas e comentários. Nós também aceitamos, como vocês sabem, contribuições. Assim, animem-se a mandar suas próprias receitas, que a gente edita e coloca aqui, atribuindo os devidos créditos. Para agilizar, é importante que a receita já esteja acompanhada das fotos, para que seja mantido o estilo do blog, certo?
Um abração e "inté",
Thiago "Virgulino"
agora consegui aprender você explica muito bem
ResponderExcluirobrigada