quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Caldeirada de Frutos do Mar


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é muito especial.
A primeira memória que eu tenho desse prato é de uma caldeirada que degustamos em família, em um restaurante lá em Ubatuba. De lá para cá, conheci um sem número de variações deliciosas de caldeirada (pois é, o prato varia muito de uma região para outra do País, e cada restaurante tem suas peculiaridades).
Acredito, contudo, que nunca encontrei outra receita tão maravilhosa desse prato tão interessante.
Hoje, nós ensinamos a fazer uma receita de caldeirada típica na região do litoral norte de São Paulo e sul do Rio de Janeiro, que eu preparo desde os tempos da Faculdade, mas que já há muito tempo eu não fazia.
Evidentemente, você pode variar nos ingredientes, e dar um pouco a sua própria personalidade. Há quem inclua chuchu ou polvo, por exemplo. Há, também, quem inclua farinha d'água dissolvida em um pouco de água, para finalizar a receita e engrossar o caldo (é assim que preparam uma caldeirada muito gostosa, na Ilha do Mel, por exemplo). Há quem deixe a batata e a cenoura de fora. Há quem inclua louro no cozimento, e salsinha e cebolinha na finalização. Há, ainda, quem inclusa leite de coco (o que, no final das contas, acaba fazendo ela ficar muito parecida com uma moqueca).
Sobre os ingredientes: o filé de badejo, sem pele, eu consegui no Carrefour; o camarão, a lula e o mexilhão eu consegui na Nipopesca, tudo em Londrina mesmo!
Vamos lá!


Ingredientes:

500g de filé de peixe (eu usei badejo), em pedaços grandes
250g de camarão limpo
250g de lula em anéis
150g de mexilhão limpo, sem casca
2 tomates em cubinhos
1 batata em tiras
1 cenoura em tiras
1 pimentão em tiras
1/2 maço de coentro picadinho
1/2 copo de vinho branco seco
1/2 cebola em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
sal temperado


Modo de Fazer:

Esquente uma panela (preferencialmente de barro), e coloque a cebola e o alho para refogar em um fio generoso de azeite.


Quando a cebola começar a amolecer (antes mesmo de dourar), junte o tomate e o pimentão, e vá refogando.


Quando o tomate e o pimentão começarem a fazer caldo, junte o camarão, a lula e o mexilhão, e também a batata, a cenoura o coentro e o sal, dê uma boa mexida, delicadamente, tampe a panela e deixe cozinhar, em fogo brando, por 15 minutos, mexendo duas ou três vezes.



Abra a panela, confira o sal e o ponto de cozimento dos legumes. Quando os legumes já estiverem ficando macios, acrescente o peixe, afundando as postas cuidadosamente, para não desmanchar; junte o vinho, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos (sem mexer mais, para não esfarelar o peixe).





Está pronto!




É isso aí, pessoal!
Você pode servir acompanhado de salada de folhas verdes, arroz branco e de farinha de mandioca temperada.
Como sempre, estão todos convidados a participar!
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também curta nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário