sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Filé Mignon com Corações de Alcachofra


Olá, pessoal!
Tudo bem?
A receita de hoje é mais uma que leva filé mignon, mas que também pode ser preparada com outras carnes magras e macias.
O ingrediente diferencial de hoje são os corações de alcachofra.

A alcachofra é uma planta originária da região mediterrânea (provavelmente, a região norte da África), e já há referências sobre o seu cultivo e uso entre os egípcios, os romanos e os gregos.
Tradicionalmente, associa-se uma série de propriedades terapêuticas às alcachofras. Há pesquisas que demonstram que a planta tem resultados positivos no tratamento de enfermidades do trato digestivo.
O que se consome é a flor da alcachofra, enquanto ainda nova (depois ela endurece e fica imprestável para o consumo humano).
Você pode servir a flor completamente desenvolvida, depois de remover todos os espinhos do miolo e de pré cozida, recheada e levada ao forno.
Outra opção é utilizar os chamados "corações de alcachofra", que consistem no miolo da flor ainda bastante jovem (o que garante bastante maciez e um sabor suave). No Brasil eles são, geralmente, encontrados em conserva, e rendem pratos dos mais diversos e deliciosos, a partir, mesmo da composição de saladas.
Vamos à receita!


Ingredientes:

500g de filé mignon em tirinhas
200g de corações de alcachofra picados grossamente (reserve o caldo da conserva)
1/2 pimentão vermelho sem sementes em tirinhas
2 colheres (sopa) de catchup
1/2 colher (sopa) de molho inglês
1/2 copo de água
2 colheres (sopa) de amido de milho
sal temperado


Modo de Fazer:

Coloque o caldo da conserva dos corações de alcachofra em uma panela de fundo largo, adicione a carne e sal temperado a gosto. Mexa, para dissolver o sal. Tampe a panela, e leve ao fogo médio-baixo.



Quando a água estiver quase secando, junte o pimentão, o catchup e o molho inglês. Reduza o fogo, mexa bem, reduza o fogo e deixe cozinhar por cinco minutos, até o pimentão estar bem macio.




Quando o pimentão estiver macio, junte os corações de alcachofra em pedaços e o amido de milho dissolvido na água. Vá mexendo até começar a ferver.




Está pronto!


E fica delicioso!
É isso aí, pessoal!
Esperamos que gostem da ideia, testem e aprovem!
Como sempre, estão todos convidados a participar, inclusive enviando suas próprias receitas!
Para ver outras receitas e resenhas, dê uma olhada no nosso índice, e também passe para curtir nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades!
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário