segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Risoto de Brócolis


Olá, pessoal!
Tudo bem?
Hoje temos mais uma receita de risoto!
Como já esclarecemos em outras oportunidades, a técnica de preparo dos risotos é, quase sempre, muito parecida. O que varia, geralmente, são os ingredientes.
O risoto de hoje é diferenciado por um único ingrediente, que já dá um jeito todo especial à receita: o brócolis.

O brócolis (parente da couve-flor e do repolho) é originário da Europa, e de lá espalhou-se para o mundo (sendo, atualmente, bastante comum em pratos orientais, por exemplo). Tem baixo valor calórico, alto índice de vitamina C e de fibras, e o seu consumo tem sido ligado, ultimamente, ao combate de alguns tipos de câncer.
Vamos à receita!


Ingredientes:

2 punhados de arroz para risoto
1/2 maço de brócolis (apenas os cachinhos, com pouco talo)
1/2 cebola em rodelas
1 cubo de caldo de legumes
sal temperado
creme de leite
parmesão ralado
azeite


Modo de Fazer:

Ponha uma caneca com o cubinho de caldo de legumes e água suficiente para o cozimento para ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e mantenha quente.
Coloque a cebola para refogar, em um fio de azeite.


Quando a cebola estiver dourada, junte também os cachinhos de brócolis.



Quando o brócolis começar a suar, junte também o arroz, sal a gosto vá mexendo e deixe o arroz absorver os líquidos da panela.



Em seguida, sempre em fogo alto, comece a juntar a água fervente, aos poucos e vá mexendo sempre, para garantir um cozimento por igual e que nada grude no fundo. Vá mantendo sempre o procedimento de juntar água, até o arroz estar cozido al dente.



Apague o fogo, junte um fio de creme de leite e bastante parmesão ralado. Mexa bem para deixar uniforme.




Está pronto!


É isso aí, pessoal.
O risoto fica delicioso.
O sabor e a textura do brócolis garantem um resultado diferenciado; podem acreditar (o melhor é experimentar e conferir pessoalmente). Vai muito bem acompanhado de um vinho tinto leve (nós abrimos um Exportación, da Concha y Toro).
Para ver outras receitas e resenhas, visite o nosso índice, e também curta a nossa fanpage para ficar sempre a par das novidades.
Um abração e "inté",

Thiago "Virgulino"

Nenhum comentário:

Postar um comentário